quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Professores da Rede Municipal conhecem o Pacto pela Educação


A Secretaria Municipal da Educação de Ilhéus promoveu quarta-feira (16), no auditório da Justiça Federal, um encontro com professores do ensino fundamental da rede de ensino, para a explanação do Pacto pela Educação. Esse pacto, firmado entre os governos Estadual e Municipal, tem como objetivo melhorar a qualidade da educação na Bahia garantindo aos estudantes o direito de aprender.

A principal meta do programa é alfabetizar todos os estudantes até os oito anos de idade. Através deste pacto, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia irá fornecer material didático para professores e estudantes do ensino fundamental, mas precisamente para o primeiro ano, quando se inicia o processo de alfabetização. Além disso, os orientadores, gestores e supervisores também terão formação garantida.

Ao município de Ilhéus cabe garantir a participação dos professores alfabetizadores nas atividades de formação, ofertar reforço escolar e a montagem dos cantinhos de leitura. De acordo com a coordenadora municipal do pacto, Fabiana Bezerra, tentar extinguir o analfabetismo é uma das prioridades do programa, e através de acompanhamento dos professores e sensibilização dos gestores, o fortalecimento da escola pública pode ser possível.

O pacto faz parte do programa Todos pela Educação, que visa ampliar o acesso à Educação, fortalecer a inclusão educacional, combater a repetência e o abandono escolar, valorizar o profissional da educação e promover sua formação além de estimular o uso das tecnologias como instrumentos pedagógicos e de gestão escolar. Cada professor e aluno receberão um kit contendo o material que será trabalhado durante o ano letivo, para que o aluno tenha base alfabética para o bom desempenho escolar, sobretudo em Língua Portuguesa e Matemática.

Nenhum comentário: