sábado, 24 de março de 2012

Mais um tremor sacode zona central do Chile

Um tremor de 5,3 graus de magnitude na escala Richter sacudiu na madrugada deste sábado (24) a zona central do Chile. Não há informações de vítimas, danos materiais ou alterações nos serviços básicos, nem alerta de tsunami.

Segundo o Serviço Sismológico da Universidade do Chile, o tremor durou vários segundos e ocorreu às 4h28, tendo seu epicentro 43 quilômetros ao nordeste da localidade de Casablanca, situada na região central de Valparaíso.

O terremoto teve uma intensidade de grau V na escala de Mercalli em Valparaíso e Santiago e também foi sentido nas regiões centrais de El Maule e O'Higgins.

Localizado sobre a intersecção de duas placas geológicas que constituem uma das principais zonas sísmicas do mundo, o Chile sofre abalos constantes. Em fevereiro, um terremoto de 8,8 graus na escala Richter ocorrido na região central do país, juntamente com os tremores que se sucederam nos dias seguintes, causaram a morte de 799 pessoas.

Conforme relatos, 1,5 milhão de casas foram danificadas pelo tremor e mais de 2 milhões dos 16 milhões de habitantes do Chile foram afetados. Diante da situação, a presidente Michelle Bachelet decretou estado de exceção de catástrofe nas regiões de Maule e Concepción, as mais devastadas pelo terremoto.

Em janeiro, a região central do Chile já havia registrado dois tremores de magnitude média. Um ocorreu no dia 17 e outro no dia 23. Nos dois casos não houve registro de vítimas, danos materiais ou alerta de tsunami.

Nenhum comentário: