sábado, 3 de março de 2012

Queda de público evidencia fracasso dos Estaduais



Levantamento feito pelo LANCENET! nas primeiras rodadas dos maiores campeonatos do Brasil confirma o que as arquibancadas vazias denunciavam: os estaduais estão definhando. Carioca, Paulista, Mineiro, Paranaense e Baiano estão com queda de público na comparação com os anos anteriores. O único que faz a curva contrária é o Pernambucano, que está impulsionado pela volta de Sport e Náutico para a Série A e pelo 'renascimento' do Santa Cruz.

Os seis campeonatos pesquisados reúnem 16 dos 20 times da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Dos maiores estaduais, ficou de fora o Gaúcho porque a federação local não disponibiliza os borderôs de 2010 e 2011 para comparação.

O caso mais grave entre os deficientes estaduais é o Carioca, que não consegue mobilizar torcida nem nos jogos dos grandes clubes. Foi nele também o menor público entre os principais campeonatos: apenas 10 pagantes no jogo entre Bonsucesso e Macaé. Os dirigentes de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense se movimentam para mudar a fórmula da competição.

- Estamos discutindo isso há bastante tempo. Dá para jogar um campeonato em que um grande coloca mil pessoas no estádio? Com médios que colocam 10 pagantes? - observou Mauricio Assumpção, presidente do Botafogo.

O Paulista também sofre com o baixo interesse. O Estadual considerado o mais disputado do Brasil, no qual estão seis times da Série A e os atuais campeões Brasileiro e da Libertadores, tem média de somente 5.072 pagantes por jogo, número menor do que os últimos dois anos. O desinteresse de público também preocupa os clubes.

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

O maior público do Brasil

O Pernambucano tem sido nos últimos anos o campeão de público no país. Além de contar com o fato de as torcidas de Sport, Náutico e, principalmente, o Santa Cruz serem fanáticas, a Federação conta com um programa em que o ingresso sai com a metade do preço para quem apresentar nota fiscal, batizado de Todos com a Nota. O preço, em média, é R$ 5 e uma cota é reservada para atingir esse público.

Maior público
Santa Cruz 1x3 Sport
35.935 pagantes

Menor público em 2012

América 1x3 Bom Jardim
667 pagantes

CAMPEONATO BAIANO

Nem Ba-Vi segura
Nem mesmo o clássico Ba-Vi, o maior público deste ano, fez melhorar a média do Baiano. O estado também sofre com a falta da Fonte Nova. Outro problema são os jogos entre os clubes pequenos, que não costuma levar mais do que 500 torcedores aos estádios. A média de público é a pior dos últimos três anos.

Maior Público
Bahia 0x0 Vitória
29.388 pagantes

Menor público em 2012
Serrano 2x2 Camaçari
171 pagantes

CAMPEONATO CARIOCA

De charmoso à decadente
Considerado por muitos o campeonato estadual mais charmoso do Brasil, o Carioca de 2012 tem a pior média de público dos últimos cinco anos no primeiro turno, a Taça Guanabara. O fracasso de bilheteria provocou reação nos quatro grandes, que se uniram para tentar mudar a fórmula da competição.

Maior público
Vasco 1x3 Fluminense
31.276

Menor púnlico em 2012
Bonsucesso 2x2 Macaé
10 pagantes

CAMPEONATO PAULISTA

Fórmula cansativa
Com 20 clubes, o Paulista da Série A recebe críticas pelo inchaço. São 20 times em uma primeira rodada considerada longa demais. Apesar de ter clubes do interior fortes, a competição esquenta somente na fase final, quando a superioridade dos grandes costuma sobressair. A média nas 10 primeiras rodadas caiu.

Maior público
Corinthians 1x0 São Paulo
26.166 pagantes Menor púnlico em 2012
São Caetano 2x0 Comercial
323 pagantes

CAMPEONATO MINEIRO

Órfão do Mineirão
O Estadual vem sofrendo com a ausência do Mineirão, casa de Atlético-MG e Cruzeiro. As quatro primeiras rodadas indicam que o campeonato deve ter a menor média de público dos últimos três anos. Com 12 clubes e uma fórmula desgastada, a competição tem dificuldade para atrair torcida, principalmente no interior do estado.

Maior público
Democrata-GV 0x2 Cruzeiro
8.650 pagantes

Menor púnlico em 2012
Nacional 2x5 América
309 pagantes

Nenhum comentário: