quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Embaixador dos EUA morre em ataque a consulado na Líbia


O embaixador dos Estados Unidos J. Christopher Stevens e três funcionários também americanos foram mortos durante um ataque ao consulado do país em Benghazi, na Líbia, na noite de terça-feira (11). A informação foi confirmada pelo vice-ministro líbio do Interior, Wanis al-Sharef nesta quarta (12).

O consulado foi cercado por manifestantes armados na noite de terça (11). Segundo a rede de TV Al-Jazeera, o embaixador e os funcionários tentavam deixar o prédio quando o carro em que estavam foi atingido por um dos disparos de um foguete RPG. Outros tiros também teriam atingido o edifício

Autoridades líbias informaram que os manifestantes protestavam contra um filme, produzido nos Estados Unidos e divulgado na internet, que ridicularizava o profeta Maomé. O filme foi considerado ofensivo para o islã.

Outros funcionários conseguiram escapar do consulado sem ferimentos. Os tiros foram disparados de uma casa próxima ao consulado. O ataque foi confirmado pela embaixada americana em Trípoli. Outros protestos foram realizados no Egito. Manifestantes tentaram queimar a bandeira americana retirada da embaixada do Cairo.

A Líbia enfrenta instabilidade política desde a revolta popular que, no ano passado, derrubou e matou o ditador Muammar Kadhafi.

Nenhum comentário: