O Movimento Pontalense de Cidadania, organização comunitária do bairro
do Pontal, deu início a uma articulação social e política com o objetivo de
promover a revitalização de um dos mais importantes e tradicionais espaços locais:
o Clube Social do Pontal (CSP). Localizado na Rua Coronel Pessoa, o
Clube foi fundado na década de 40 e, ao longo das décadas seguintes, acabou se
transformando em um verdadeiro templo do carnaval popular e de inúmeros outros
eventos festivos. Todavia, a partir da década de 1990, o espaço entrou em
declínio, encontrando-se, nos dias de hoje, inteiramente abandonado.
Henrique Abobreira, líder do Movimento Pontalense de Cidadania e
ex-vice-prefeito de Ilhéus, afirma que a proposta inicial é resgatar e
requalificar o antigo clube para que, a partir daí, ele passe a funcionar como
um diversificado centro cultural. “A ideia é criarmos um espaço integrado de
artes e negócios que esteja a serviço da memória visual da localidade e do
próprio conceito do Pontal como um Bairro Criativo”, explica.
Segundo Abobreira, as instalações do novo CSP também passariam a
representar uma atração turística, além de abrigarem reuniões comunitárias,
exposições e pequenas apresentações artísticas. O projeto é de iniciativa dos
moradores e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e de outras instituições,
a exemplo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
No final da solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início
da obra de dragagem do Porto de Ilhéus, que aconteceu na última segunda-feira,
dia 13, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, Henrique Abobreira entregou ao
prefeito Jabes Ribeiro um dossiê com os documentos que relatam as ações
executadas em torno do assunto até o momento. Durante o seu pronunciamento, o
chefe do Executivo ilheense se reportou ao tema, sinalizando que está atento ao
projeto que defende a revitalização do Clube Social do Pontal. Na oportunidade,
ele afirmou que participará ativamente “deste debate com a comunidade
pontalense e com os segmentos organizados acerca da futura destinação daquele
importante espaço”.
Abobreira informa, ainda, que após o fim do recesso legislativo da
Câmara de Ilhéus, os vereadores que residem na zona sul da cidade vão requerer
a realização de uma Sessão Especial para debater o resgate do Clube Social do
Pontal. “Nesta sessão, que deverá acontecer em fevereiro, queremos aprofundar
as discussões não apenas sobre a necessidade de revitalizar o CSP, mas, acima
de tudo, sobre os primeiros esboços de um projeto verdadeiramente viável para o
espaço”, diz.

Nenhum comentário:
Postar um comentário