A nova regra começou a valer no dia 1º deste mês e deve elevar em até 20% o valor gasto na emissão do documento. Antes da mudança, o interessado em obter a permissão para dirigir tinha de desembolsar, em média, R$ 1,2 mil, segundo a Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto). Com a alteração, esse valor subirá até R$ 250.
Os donos de autoescolas de Feira de Santana não se mostram favoráveis ao equipamento, que tem um custo de R$ 40 mil e taxa de manutenção de R$ 1.700 por mês. O empresário Etevaldo Lima da Silva, da autoescola Mundial, é contra o uso do simulador de direção. Ele acha que alguns estados não vão aderir ao equipamento, como ocorreu com a biometria. Além disso, ele acredita que se as autoescolas instalarem o simulador, haverá elevação do valor do curso de formação de motoristas.
“O simulador só vai atrapalhar mais a vida do candidato. A lei é feita
no sul do país e não conhece a realidade do nordestino, então vai ficar
muito caro para a pessoa tirar a primeira habilitação. O custo deve
aumentar sim, mas ainda não sei exatamente quanto vai ser. O Sindicato
das Autoescolas da Bahia vai fazer um estudo para definir os valores”,
afirmou.
Etevaldo disse ainda não acreditar que o uso do simulador vai ajudar o
candidato. “Eu acho que não vai melhorar em nada. Já existe uma
resolução que diz que o aluno tem que tomar aula com neblina, chuva e
durante a noite, então eu não vejo a finalidade desse simulador”,
destacou.
Como vai funcionar
Segundo o Estadão Conteúdo, “as aulas, de 30 minutos cada, devem ser feitas obrigatoriamente antes do início da parte prática. As atividades no simulador não diminuem o número mínimo de aulas práticas exigidas: 20 aulas de 50 minutos. As aulas simuladas também não têm caráter eliminatório”.
Imagem do simulador/Divulgação
Ainda segundo o Estadão, a cada aula, o aluno vê o nível de dificuldade aumentar. A simulação começa com conceitos básicos e vai incorporando situações de adversidade, como trafegar em vias de grande movimento, em pista escorregadia ou sob neblina intensa.
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