quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Itabuna vai retirar propaganda irregular das ruas

Em cumprimento à Lei Municipal1 1918-A, de 23 de outubro de 2003, e sentença judicial proferida pela 1ª Vara da Fazenda Pública em ação ajuizada pelo Ministério Público Estadual – MPE, a Prefeitura de Itabuna vai dar início à retirada de toda propaganda irregular em espaços públicos da cidade. Apesar de ter sido proferida em junho de 2011, a decisão do juiz Gustavo Silva Pequeno não foi cumprida pela administração anterior.

Na Ação Civil Pública, o MPE aponta locais com número excessivo de outdoors bloqueando a visão de prédios e paisagens; mastros fixados em calçadas como suporte para propaganda que impedem o ir e vir dos cidadãos, além da poluição visual caracterizada pela degradação da qualidade ambiental. A partir de agora a Prefeitura vai intensificar a fiscalização e controle da publicidade feita por meio de placas, faixas, etc.

A secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) colocará uma equipe de oito pessoas, para, em parceria com as secretarias de Indústria, Comércio e Turismo e de Transporte e Trânsito, além da Guarda Municipal, retirar das ruas a propaganda incluída na decisão da Justiça, a começar por faixas e placas fixas, além de cartazes colados em postes e árvores, o que é terminantemente proibido. O trabalho começará pelo centro da cidade e depois se estenderá aos bairros. “Os proprietários de placas fixas, que pedem um maior cuidado na retirada, serão notificados para que as removam em até 48 horas” informou o diretor de Indústria e Comércio, Rosivaldo Pinheiro. 

Toda e qualquer propaganda em área pública terá que ser autorizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, a quem caberá autorizar, a partir de uma avaliação do local, bem como estabelecendo limites e padrões para a colocação da publicidade. “A Prefeitura já tem um projeto para em médio prazo disciplinar também a colocação de outdoors” informou o diretor de Fiscalização de Obras da Sedur, Fernando Sales, que participou de reunião com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, o subprocurador-geral do Município, Mateus Santiago Silva, e fiscais da Sedur. 

Nenhum comentário: