terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Secretaria apresenta projetos de Educação na Câmara de Vereadores

A secretária municipal da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, esteve na Câmara de Vereadores de Itabuna atendendo à convocação quando prestou esclarecimento sobre as proposições do governo municipal para o setor da Educação. Na oportunidade também respondeu questionamentos dos edis quanto às vagas existentes nas escolas da Rede Pública Municipal e os programas em execução, a exemplo do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e de construção de quatro novos Centros de Educação Infantil. 

A secretária enfatizou que o contexto da educação local em nada difere da reidade brasileira, onde o desempenho do estudante que termina a 8 ª Seie do ensino fundamental sabe apenas o que tinha aprendido ao finalizar a 4ª Série. Quanto ao número de vagas ainda existentes na Rede Municipal de Ensino, Dinalva Melo lembrou que muitos pais ou responsáveis pelos estudantes têm o hábito de deixar para proceder à matrícula momentos antes de começarem às aulas, daí não ter fechado ainda o relatório, disse ao responder ao presidente da Comissão de Educação da Câmara, Júnior Brandão. 

“Aliado a este fator, a não informatização e falta de acesso a internet ou linha telefônica nas escolas municipais não têm dado condições de gerar relatórios diários, impossibilitando uma mostra real do número de matrículas atingidas”, esclareceu a secretária. Segundo Dinalva Melo o que preocupa de fato não é somente assegurar aos estudantes o acesso às vagas, mas principalmente uma escola de qualidade que possa atender às suas necessidades e expectativas de aprendizagem. 

A secretária da Educação explicou aos vereadores que o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE é mantido pelo Governo Federal que repassa diretamente à conta bancária da escola uma verba destinada ao custeio e investimentos, entre os meses de junho e julho. “Com tais recursos”, disse Dinalva, “a escola pode promover pequenos reparos na estrutura, serviços de manutenção e a compra de pequenos equipamentos, mas seriam insuficientes para promover reforma ou mesmo os reparos que muitas escolas municipais estão necessitando.

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