segunda-feira, 28 de junho de 2010

Na Bahia, Pinheiro compara origem de Wagner à de Geddel


O deputado federal Walter Pinheiro (PT), candidato ao Senado na Bahia ao lado de Lídice da Mata (PSB), destacou que "no DNA de nossa chapa há marcas do nascedouro do PT", disse, ao referir-se ao outro palanque, liderado pelo peemedebista Geddel Vieira Lima, que dará apoio à candidatura de Dilma Rousseff. Ele entende que este código genético não sofreu grave mutação mesmo com a adesão à chapa de Otto Alencar (PP), ligado ao ex-governador Antônio Carlos Magalhães, candidato a vice ao lado do governador Jaques Wagner.

Pinheiro disse que a adesão de Otto foi um processo natural. "É alguém que esteve no passado de um lado. Era o outono da vida de Otto. Agora ele veio para abraçar um programa, não para trazer um programa do passado", contextualizou o candidato ao Senado. Talvez o DNA a que Pinheiro quisesse se referir tivesse sido o ressaltado por Wagner, quando discursou na convenção que confirmou a coligação entre PT, PP, PDT, PCdoB, PSB, PRB e PSL. "Em nossa chapa, todos os partidos apoiam o projeto nacional", afirmou o governador, que ressaltou ter recusado o apoio de quem, nacionalmente, apoiaria o presidenciável tucano José Serra ou outro candidato.

Otto Alencar enfatizou que seu retorno à política, depois de cinco anos, se deveu à sua crença no projeto político do governador Jaques Wagner. "Volto hoje depois de cinco anos e meio com energia de garoto para trabalhar pela reeleição do governador da Bahia", disse o candidato à vice.

A deputada Lídice da Mata, por sua vez, destacou a crença de que os candidatos ao Senado serão vencedores, apesar de pesquisas dos partidos apontarem que César Borges (PR) e ACM Júnior (DEM) lideram. "O Wagner em 2006 tinha só 2% das intenções de voto e foi eleito no primeiro turno", destacou.

Os partidos, durante a convenção, também definiram as coligações proporcionais para Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Para a Câmara, os sete partidos sairão juntos, num "chapão". Para a Assembleia, foram definidas três chapas: PT, PP, PRB e PDT formam um bloco; o PCdoB sai sozinho; e PSB e PSL formam o terceiro bloco.

Nenhum comentário: