O Terra, que exibiu os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara para a América Latina e Estados Unidos, atraiu uma audiência de 51 milhões de pessoas nos 18 países em que está presente e que consumiram informações e vídeos sobre a competição durante os 17 dias em que aconteceu o evento no México.
A expectativa do Terra, antes do início dos Jogos, era de ter até 13 transmissões simultâneas de competições e eventos do Pan-Americano ao vivo, mas chegou a oferecer até 15. Isto possibilitou ao público decidir quais competições assistir e no exato momento em que aconteciam. Além dos sinais disponibilizados pela organização dos Jogos, o Terra levou até o público toda a emoção de Guadalajara, inclusive em diversos momentos que não constavam da transmissão oficial.
O público assistiu a eventos que não faziam parte da lista oficial das transmissões do Pan graças a mochilas com sinal 3G equipadas com câmeras. "Foram contemplados diferentes momentos de disputas de esportes como badminton, esgrima, ginástica artística, hóquei, luta greco-romana e pelota basca, entre outros", disse a vice-presidente de mídia do Terra para América Latina e EUA, Sandra Pecis.
Principal competição esportiva regional, que terminou neste fim de semana com o Brasil em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, o Pan de Guadalajara teve mais de 30 mil fotos no Terra, distribuídas em 1,5 mil galerias. Destaque diário na home page, o Terra também disponibilizou 4.500 vídeos do Pan, narrados em português, inglês e espanhol - conforme o idioma do país em que foram exibidos.
Somente no Brasil, que responde pelo maior mercado entre os 18 em que o Terra atua, o Pan teve cerca de dois mil vídeos. No total, foram cinco mil horas de transmissão ao vivo, considerado-se o material gerado nos três idiomas.
A vice-presidente de mídia do Terra revelou que, do total de acessos às informações e vídeos dos Jogos de Guadalajara, cerca de 15% foram feitos a partir de smartphones e tablets. Outra marca significativa foi o fato de os internautas terem dedicado em média, no Brasil, quase 70 minutos ao consumo de vídeos - outros destaques foram a média do México, de 37 minutos e a do Chile, de 30 minutos. "Sem falar que 70% da nossa audiência total de vídeos da competição foram ao vivo", comentou a executiva.
No Brasil, as informações e vídeos sobre o Pan-Americano foram consumidos por uma audiência de 32 milhões de pessoas. Parte do Projeto Rumo a 2012, o Pan no Terra também traduz um sucesso em termos publicitários. O projeto, cujo ápice será na Olimpíada 2012, em Londres, já atraiu quase R$ 200 milhões em patrocínios. No País, os patrocinadores máster são Bradesco, Ford, P&G, Sadia e Vivo, com cotas de apoio de Alpargatas, Centauro e McDonald's.
Sobre o Terra
Criado há 11 anos e com sede no Brasil, o Terra é a maior empresa latinoamericana de mídia online, atraindo mensalmente mais de 81 milhões de pessoas nos mercados onde atua. Além de 17 países na região, também marca presença nos Estados Unidos. Baseado no tripé informação, entretenimento e esportes, o Terra é reconhecido pela excelência em conteúdo e serviços on-line, consumidos em múltiplas telas. Conta com canais e produtos de indiscutível sucesso, como Sonora e Terra TV, apontados como referência internacional nos seus segmentos.
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