quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Desafio da Seplan é preparar Ilhéus para novo ciclo de desenvolvimento

Preparar as bases para que o município ingresse em um novo ciclo de desenvolvimento, com a implantação iminente do Complexo Intermodal de Ilhéus e da Região Cacaueira, é a proposta central da Secretaria de Planejamento, Tecnologia e Orçamento (Seplan). Para isso, o secretário Joaquim Bastos – economista e ex-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - espera concluir, até o final de março, o processo de estruturação da Seplan, com a chegada de técnicos que trabalharão em áreas específicas, como cartografia, banco de dados indicadores, editais e projetos.
Entre as propostas específicas da Seplan, Joaquim Bastos destaca o início das discussões do Plano Plurianual (PPA), peça que define as metas e objetivos a serem alcançados pelos governos municipais, estaduais e federal, durante quatro anos. “Neste primeiro momento, as diversas secretarias municipais estão discutindo, internamente, as necessidades e perspectivas de cada setor. Na sequência, com a participação da sociedade organizada, esse levantamento preliminar será debatido no Fórum Compromisso com Ilhéus, que deverá acontecer entre junho e julho”, afirma.

Outra proposta da Seplan é retomar a discussão sobre o Plano Diretor de Ilhéus, instrumento fundamental para orientar a política de ordenamento da expansão urbana. “Precisamos projetar o crescimento sustentável do município para os próximos 20 anos. Para isso, é elementar fazermos uma ampla revisão nas leis complementares do atual Plano Diretor, visando atualizar questões cruciais, como o uso e a ocupação do solo, na tentativa de definir paradigmas capazes de nortear o desenvolvimento da cidade”, diz Bastos.

Nenhum comentário: