terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Governo pede que bancos ofereçam mais crédito ao consumidor

Em reunião em conjunto com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, esteve com representantes dos nove maiores bancos particulares do País na manhã desta terça-feira para discutir o aumento na concessão de crédito para o consumidor. Segundo Mantega, o volume de recursos disponíveis para empréstimos em 2012 foi insuficiente para estimular a economia.

"Consideramos que no final de 2012 houve um pequeno aumento na concessão de crédito, o que reduziu a inadimplência, que era uma demanda dos bancos. Em 2013, os bancos acreditam que o cenário será melhor e vão liberar mais recursos. Hoje o que falta é volume de crédito", disse o ministro.

No ano passado, os bancos privados liberaram, em média, 7% a mais de recursos para o consumidor. Na avaliação do governo, esse percentual deveria ter sido entre 12% e 14%. Para este ano, a promessa das instituições financeiras é garantir até 17% de elevação na concessão de empréstimos.

"Os bancos públicos vão continuar expandindo o crédito ao consumidor, que foi o que segurou um pouco a economia no ano passado. Mas vale lembrar que não é uma 'sangria desatada', não é pra conceder crédito a torto e a direito, mas é importante que haja uma elevação na concessão do crédito", afirmou Mantega.

Nenhum comentário: