sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Ilhéus prepara escolas para início do ano letivo

Uma força-tarefa está sendo organizada pela Prefeitura de Ilhéus com o objetivo de acelerar a execução de pequenos reparos na rede municipal de ensino, visando oferecer unidades escolares mais adequadas a alunos, professores e servidores. A secretária de Educação, Marlúcia Rocha, confirma o início do ano letivo no próximo dia 21, logo após a realização da Jornada Pedagógica.
Segundo ela, o ano letivo seguirá o calendário normal, salvo nas escolas que apresentam problemas estruturais graves e que, por isso, demandam reformas mais amplas, a exemplo da Escola de Ribeira das Pedras. Entre as unidades que passarão por pequenos ajustes físicos, estão as creches municipais do Iguape e Dom Eduardo, as escolas Pinóquio, Perpétua Marques, Pontal e Avenida Princesa Isabel, além do Instituto Municipal de Ensino (IME) do centro.

O trabalho de melhoria das escolas continuará, mesmo após o início das aulas, na sede e zona rural, segundo a secretária. Quanto às unidades que funcionam em espaços alugados, a secretária explica que novos contratos estão sendo celebrados e que os débitos anteriores continuam sendo equacionados. “Estamos trabalhando para diminuir o número de locações, com o objetivo de contribuir para o equilíbrio das contas públicas do município”, ressalva.

Estrutura- Atualmente, a rede municipal de ensino de Ilhéus conta com 33 unidades escolares na sede e 13 escolas nucleadas na zona rural, além de cinco espaços conveniados, 1.043 professores efetivos e aproximadamente 23 mil alunos da creche ao ensino fundamental II.

Após os primeiros 45 dias à frente da Secretaria de Educação, a professora Marlúcia Rocha lembra que há muito trabalho pela frente, resumindo as principais dificuldades enfrentadas, entre elas o sucateamento da infraestrutura escolar e o aprendizado comprometido pela baixa colocação do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. “Só nos resta trabalhar intensamente com o objetivo de arrumar a casa e, assim, melhorar a relação ensino-aprendizagem”, conclui.

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