sexta-feira, 29 de março de 2013

Seminário debateu promoção do chocolate e qualificação do destino Ilhéus

A palestra Cidades Anfitriãs, o professor Geraldo Castelli, fundador da primeira faculdade de hotelaria do país, localizada no Rio Grande Sul, abriu, na noite de quarta-feira, 27, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, o Seminário Florestas de Chocolate, evento que integra a programação do Aleluia Ilhéus Festival. Com o objetivo de integrar o trade turístico com os produtores de chocolate gourmet e a cadeia produtiva do cacau, visando a qualificação do destino Ilhéus e a promoção do Chocolate Brasil, o seminário reuniu produtores de cacau, economistas e empresários de turismo de Ilhéus e de outros estados.  
Ao elencar os atributos de uma cidade anfitriã, conquista considerada por ele como fundamental para o avanço do turismo, Geraldo Castelli destacou a importância da hospitalidade. “O conceito de hospitalidade percorre um longo e precioso caminho. Não basta apenas receber bem o turista. É preciso, também, hospedá-lo, tornando-o íntimo das nossas ruas, praças, praias, museus e avenidas. Na sequência, é preciso cuidar, entreter e alimentá-lo, através do que existe de melhor no que concerne a hotéis, bares e restaurantes”, disse. Por último, Castelli defendeu que também é necessário saber despedir-se do turista no sentido de criar com ele um vínculo para que “a cidade seja capaz de fidelizar seus visitantes.”
Além de “Cidades Anfitriãs”, o Seminário Florestas de Chocolate também contou com as palestras “Indicação Geográfica Sul da Bahia, integração da cadeia produtiva do cacau e chocolate ao turismo”, com Durval Libânio, presidente do Instituto Cabruca; “Vale dos Vinhedos: Experiência de Enoturismo na Serra Gaúcha”, com Juarez Valduga, sócio-proprietário da Casa Valduga, uma das maiores vinícolas do país; “O Fator Chocolate na Economia Regional”, com Antônio Costa Zugaib, da Ceplac; e “Economia Criativa”, com Edival Souza, superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Fundador da primeira faculdade de hotelaria do país, situada em Gramado, Geraldo Castelli é graduado em economia pela Universidade de Fribourg, na Suíça. O palestrante também é coordenador do Programa de Capacitação Empresa Anfitriã, onde trabalha o tema da hospitalidade como ferramenta inovadora de gestão. Possui mais de 30 anos de trajetória dedicada a projetos desenvolvidos na área do turismo, sendo autor de várias obras de referência desse segmento da economia. Com organização do Sebrae e do Instituto Cabruca, a primeira edição do Seminário Florestas de Chocolate foi promovida pela Secretaria de Turismo de Ilhéus.

Nenhum comentário: