Uma parceria entre a Prefeitura de Itagibá, no Médio Rio de Contas, a mineradora Mirabela e o Instituto Sofrê está assegurando a implantação de uma unidade demonstrativa e experimental (minifábrica) de transformação de garrafas PET em vassouras,em substituição à tradicional vassoura de piaçava.
“É o pontapé inicial para a implantação do programa de coleta seletiva e reciclagem de lixo em Itagibá”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Cosme Nunes. A unidade de produção vai beneficiar, diretamente, 20 pessoas carentes do município.
Elas já receberam treinamento para fabricação dos equipamentos no Instituto Sofrê, onde ficará instalada a minifábrica. O curso de fabricação de vassouras ecológicas usando garrafas PET foi ministrado pelo monitor Alvair Edson da Silveira.
Parte dos alunos capacitados formará um núcleo de produção. Os alunos serão responsáveis em operar a minifábrica. “Eles são um embrião para formação de uma cooperativa de catadores e futuros parceiros na implantação do Programa Municipal de Coleta Seletiva e Reciclagem de Resíduos Sólidos”, pontua o prefeito Marcos Barreto, Marquinhos. “Queremos somar forças para enfrentar o desfio desafio do lixo no município de Itagibá”.
A implantação do programa vai criar condições para tirar da natureza um produto plástico que leva até 450 anos para completar a decomposição. Vai evitar que se acumulem em valetas, rios, riachos e terrenos baldios, além de contribuir no controle de vetores e reservatórios de doenças transmissíveis, a exemplo da dengue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário