segunda-feira, 25 de março de 2013

Professores itabunenses recebem formação continuada


A Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna iniciou na quinta-feira, 21, as atividades do Programa de Formação Continuada Pró-Letramento para professores da Rede Pública Municipal de Ensino, visando promover a melhoria da qualidade da aprendizagem da Leitura/Escrita e Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  

            Promovido em parceria com o Ministério da Educação e a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), o Pró-Letramento tem o objetivo de oferecer suporte a ação pedagógica dos professores, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, propondo situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento com o processo contínuo de formação docente.

            Segundo a coordenadora local do Pró-Letramento, professora Fátima Maria Santos, a iniciativa é uma mobilização pela qualidade da Educação que acontece em todo o território nacional. Em Itabuna, setenta professores estão inscritos no programa, cujos encontros de estudos orientados acontecem quinzenalmente até o próximo mês de dezembro. Ela ressalta que este é o segundo ano que o Pró-Letramento é oferecido aos docentes itabunenses.

            “A nossa expectativa é que, com a articulação entre teoria e prática estimulada por meio do estudo dirigido e da vivência, o professor assuma uma nova postura aplicando em sala de aula novos métodos que, por sua vez, possibilitarão aos alunos uma melhor compreensão da Matemática e da Linguagem”, argumenta Fátima Maria. A SEC prevê que 4,2 mil alunos serão beneficiados diretamente em sala de aula.

            O Programa de Formação Continuada Pró-Letramento será concluído com carga horária de 120 horas, sendo 84 presenciais e 36 à distância. Os encontros acontecem no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), das 17h30min às 21h30min. Os estudos são orientados pelas tutoras Inajara Rosa dos Santos (Linguagem) e Tânia Maria Sampaio Dias (Matemática).

Nenhum comentário: