terça-feira, 26 de março de 2013

Dia do Cacau: O que comemorar?

Tradicionalmente, hoje (26.03) é comemorado o Dia do Cacau, mas há motivos para comemoração? No cenário mundial, a Organização Internacional do Cacau (ICCO) aponta que haverá um déficit mundial do fruto nos próximos dois anos em função de pragas, doenças e envelhecimento das plantações. 

“Nós agora temos o que chamamos de um déficit estrutural, porque as árvores de cacau estão envelhecendo, assim como os agricultores também estão velhos e os jovens não querem assumir as plantações", disse o Diretor Executivo Jean-Marc Anga, em uma conferência na Indonésia.

A organização espera um déficit de 45 mil toneladas na safra de 2012/2013, que termina em setembro. Os preços caíram 5,4% este ano em Nova York. Por outro lado, a maior fabricante de chocolate do mundo, Barry Callebaut (sede em Zurique), diz que os processadores estão expandindo sua capacidade de moagem para atender a demanda do mercado, que tem crescido de 2 a 3% ao ano. 

No mercado interno o preço pago ao produtor está baixo, e de acordo com os produtores o valor de R$60,00@ (que tem sido pago nas últimas semanas na Bahia) é insuficiente para manter uma boa lavoura, que necessita de insumos e novos investimentos. Além disto, a concorrência com o mercado externo que não pagam encargos trabalhista é enorme.

Esta semana circula na Internet um vídeo produzido em 2010, pelo jornalista Dinamarquês Miki Mistrati, em que ele mostra o lado obscuro do chocolate. Em uma investigação que, além do trabalho escravo infantil, o profissional também mostra como é o tráfico de crianças em Mali para a Costa do Marfim (maior produtor de cacau do mundo). 

Lá as crianças são vendidas aos fazendeiros a uma média de 350 Euros e trabalham nas lavouras de cacau longe de suas famílias e se quer, frequentam escola. O documentário tem pouco mais de 45 minutos e revela o lado obscuro da produção de cacau na África. Fonte: Mercado do Cacau

Nenhum comentário: