terça-feira, 26 de março de 2013

Itabuna cria Comitê Gestor Municipal do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack

A Prefeitura de Itabuna já está integrada ao programa  “Crack, é Possível Vencer”, criado pelo Governo Federal. A adesão foi oficializada com a publicação do decreto 10.344/2013, que cria o Comitê Gestor Municipal do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Com adesão ao plano a administração municipal dá o pontapé inicial para colocar em prática o programa Cidade de Paz, uma das metas prioritárias do prefeito Claudevane Leite.

            O secretário de Assistência Social, José Carlos Trindade, explicou que o programa trabalhará os três eixos: prevenção, cuidado e segurança e terá investimentos federais e municipais.
Os recursos serão investidos em ações de orientação da população, capacitação de profissionais, aumento da oferta de tratamento e atenção aos usuários, além do enfrentamento ao tráfico de drogas.

Nesta terça-feira, aconteceu a primeira reunião do Comitê, com as presenças de representantes das secretarias de Educação, Esporte, Saúde, Assistência Social, da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, da Guarda Municipal e da Policia Militar. O primeiro trabalho será a elaboração do plano de ação para o combate às drogas em Itabuna. Compete ao Comitê Municipal dentre outras ações, estruturar, integrar, articular e ampliar as ações voltadas à prevenção do uso, tratamento e reinserção social de usuários de crack, incluindo a participação dos familiares, crianças, adolescentes e a população em situação de risco. 

O coordenador de planejamento operacional da Policia Militar, Capitão Manoilzon Bonfim Cordeiro, se disse confiante com o plano de combate às drogas lançado pela prefeitura. Ele acredita que tem tudo para dar certo, por causa do esforço conjunto com que está sendo proposto.

Nenhum comentário: