terça-feira, 26 de março de 2013

Aleluia Ilhéus Festival valoriza artistas locais

Segundo o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky, pelo menos 200 artistas locais, entre músicos, atores, artistas plásticos, artesãos e dançarinos, terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos durante o ‘Aleluia Ilhéus Festival’, que vai ocorrer entre os próximos dias 28 e 31 de março, durante o feriado da Semana Santa. “Uma das propostas do evento é incentivar e valorizar a produção de artistas locais, reafirmando a identidade cultural da cidade”, frisou o secretário, ressaltando também a importância do evento para dinamizar o setor turístico do município.
Após o seminário de abertura, na quarta-feira 27, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, o Aleluia Ilhéus Festival terá uma imensa programação, envolvendo várias vertentes da produção artística regional e nacional. Na quinta-feira, 28, se apresenta no palco montado na Praça Dom Eduardo, o músico Robson Carvalho, com um show de voz e violão. Em seguida, a atriz Janete Lainha exibe o espetáculo ‘É hora do Cordel’, depois entram em cena os intérpretes da MPB, Délio Santiago e Lito Vieira.
O evento vai contar com a estreia do Circo-Teatro Popular, armado na Avenida Soares Lopes, que traz a Companhia Casa Aberta de Teatro com ‘O bando honesto’. Ainda na mesma noite, o público poderá prestigiar o ‘Auto do boi da cara preta’. Depois, é a vez do grupo Arte no Atto, com ‘A Via Sacra em versos’, seguido do Teatro Popular, com ‘Teodorico Majestade’.
Na mesma noite, a coordenação do ‘Aleluia Ilhéus Festival’ reservou espaços para o espetáculo ‘Estátua viva’, o grupo Maktub Performance, com ‘Coronéis e coronéis’, Chiranjinho Dance e a apresentação de baianas e do grupo Meninas da Fé, com o hino do centenário da diocese de Ilhéus. O padre Fábio de Mello será o responsável pelo encerramento da programação da quinta-feira, 28.
Programação da sexta-feira – O terceiro dia do ‘Aleluia Ilhéus Festival’ a sexta-feira, 29, terá o monólogo do ator José Delmo ‘O contador de histórias grapiúnas’. Os shows da noite seguem com os cantores Robertinho Rocha e Alex Costa (ex-integrante da banda Mel de Forró). Depois, farão a animação do público, o grupo de dança da Terceira Idade e a Companhia Casa Aberta de Teatro com o espetáculo ‘Totatola’.
Também nesta noite estão programadas ‘A Via Sacra em versos’ e os grupos Jah Bless, Improviso Nordestino e a participação do músico Sérgio di Ramos. Já no espaço do Circo-Teatro Popular haverá a apresentação do espetáculo ‘Lendas da Lagoa Encantada’. Ainda na sexta-feira, 29, constam na programação do ‘Aleluia Ilhéus Festival’ o ‘Estátua viva’, a performance ‘Tieta do Agreste’, da atriz Janete Lainha, além de Chiranjinho Dance e ‘As Meninas do Bataclan’.
A programação cultural desta noite será encerrada pela apresentação do pianista Márcio Thadeu e da Filarmônica Capitania dos Ilhéos.
Programação do Sábado – O penúltimo dia do ‘Aleluia Ilhéus Festival’ também será repleto de atrações. No Circo-Teatro Popular o grupo Maktub Performance traz o espetáculo ‘Homens ajudam homens?’, enquanto a Companhia Casa Aberta de Teatro encena as peças ‘A filha do coronel’ e ‘Sábado sim’, com Entropia x Dr. Imbira.
No âmbito de shows musicais, têm presença garantida os intérpretes Leonardo Léo (voz e violão), Chorinho Brasil e Ivan Morais, assim como o Rapper D´Jesus e bailarinas da Academia Núcleo de Dança. Na mesma noite, o público terá a oportunidade de assistir a “Estátua viva”, Ky Dance e as performances de Janete Lainha (Rosa de Oxalá).
Nesta noite, as artistas locais Brena e Laís vão lançar seu primeiro CD, com o show ‘Pão francês’. Após o lançamento, os ilheenses e turistas vão conferir o show da banda Roupa Nova, fazendo o encerramento das atividades do dia.
Na última noite do ‘Aleluia Ilhéus Festival’, no domingo 31, vão se apresentar os repentistas Azulão Baiano e Gilton Thomaz, com ‘A hora do cordel’. Já no Circo-Teatro Popular volta o grupo Maktub Performance, apresentando o espetáculo ‘Hoje é dia do circo’, seguido do ARRisca Companhia de Dança, com a apresentação da montagem ‘Olhares’. Em seguida, o palco será aberto para música, artes circenses, teatro, dança e poesia. Na programação musical estão os intérpretes Amanda Andrade e Nozinho e convidados. As últimas atrações do festival são os grupos Scambo, de Salvador, e o Teatro Mágico, de São Paulo.

Um comentário:

Anônimo disse...

A saúde não Funciona, a Educação esta precaria,Funcionarios sem receber decimo terceiro, férias e salarios atrasados, mulheres demitidas gravidas, buracos por toda a cidade e o prefeito que infelizmente o povo escolheu resolve investir o meu, o seu, o nosso dinheiro... "EM CULTURA", sim sou super a fazer da cultura, mas não em primeiro lugar...
Que politica retrograda é essa??? "POLITICA DO PÃO e CIRCO"!!! troca de comida e diversão ao povo, com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra os governantes!!!! Pelo amor de DEUS!!!

Isso me entristesse, a cada dia penso que meu amor, minha Ilhéus não tem mais jeito!!!