sábado, 28 de março de 2015

Policiais esclarecem dúvidas sobre uso de drogas

Para os estudantes do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Módulo, a aula da manhã desta sexta-feira (27) teve um gostinho diferente. No lugar da louza, do piloto e da professora de História, delegados, peritos criminais e investigadores entrarem em cena, esclarecendo as dúvidas dos adolescentes, a maioria entre 12 e 14 anos, sobre os efeitos do emprego das drogas.

A atividade interdisciplinar aconteceu no auditório do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba, onde delegados e investigadores do Departamento de Narcóticos (Denarc) e peritos criminais do Departamento de Polícia Técnica (DPT), através de uma conversa descontraída, expuseram os riscos do uso de drogas. Os profissionais da Segurança Pública também apresentaram um quadro com os tipos de entorpecentes mais apreendidos.

Com formação em química e atuando no Laboratório de Química Forense do DPT, o perito criminal Enoque Silva foi um dos participantes desta atividade. Professor e integrante do Curso de Prevenção de Drogas para Educadores da Rede Pública, explicou para os jovens estudantes os malefícios provocados no corpo humano pelas drogas.

“Esclarecer a forma como agem e os prejuízos que causam à saúde são fortes argumentos para desencorajá-los a experimentar qualquer tipo de entorpecente. Meu papel é levar o conhecimento técnico para estimular a prevenção ou gerar uma mudança de atitude”, afirmou.

Já o titular da 1ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes do Denarc, delegado Luís Sampaio, alertou para as consequências sociais do uso de drogas, movimentando o tráfico em todo o país e contribuindo para o cometimento de outros crimes, como o homicídio.

Nenhum comentário: