sábado, 28 de março de 2015

Exercícios ajudam a equilibrar colesterol

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto, e doenças associadas a esse problema, como infarto e AVC, são apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo a primeira causa de morte no mundo.

Quando está descontrolado, o colesterol se deposita nas artérias ajudando a formar placas de gordura nessas estruturas, provocando o endurecimento dos vasos (aterosclerose). Além disso, o acúmulo cada vez maior de gordura também obstrui as artérias e vasos, levando ao aumento da pressão arterial, o que pode levar a derrames e afetar o funcionamento do coração.

A alimentação é uma parte importante do controle do colesterol, mas não é tudo. Ela é a origem de 30% do colesterol que temos, e os outros 70% são produzidos pelo próprio corpo. A dieta é capaz de reduzir os níveis de colesterol em 15%, mas, dependendo das características genéticas, uma pessoa que não come gorduras pode ter colesterol alto.

Além da alimentação balanceada, alguns exercícios físicos ajudam a controlar o índice e até eliminá-lo. As atividades físicas influenciam no metabolismo dos lipídeos e são capazes de reduzir o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, aumentando, ainda, o colesterol bom (HDL).

Confira pelo menos três exercícios que podem ser praticados por qualquer pessoa. Vale lembrar que a combinação deles com uma dieta rica em vegetais, frutas, legumes, carnes brancas e com baixa gordura fortalecem o organismo favorecendo uma vida mais saudável.

NATAÇÃO E HIDROGINÁSTICA

Se além de estar com o colesterol alto, você também está com um quilinhos acima do peso, estas são as melhores opções. A água diminui os riscos de lesão também facilita os movimentos. Três vezes por semana está de bom tamanho.

CAMINHADA

A facilidade de praticar esta atividade é, sem dúvida, a sua maior vantagem. Você pode adaptá-la a sua rotina, praticá-la sozinho ou acompanhado, ou seja, não existem desculpas para ficar parado. Caminhe pelo menos 4 vezes por semana.

BICICLETA

Neste caso, você pode escolher entre praticar a atividade na academia ou ao ar livre. A vantagem da aula de spinning, que é a bicicleta na academia, é que os exercícios são mais puxados e a perda de peso é bem acelerada. Porém, esta aula só está liberada com o aval do seu médico.

Na academia, vá de 2 ou 3 vezes por semana. Ao ar livre de 3 ou 4 vezes por semana. (com informações dos sites Boa Forma e Corpo a Corpo)

Nenhum comentário: