Iniciada em outubro passado, a temporada de navios de passageiros em Ilhéus foi encerrada nesta segunda-feira, 16, quando atracou no porto do Malhado a embarcação Bremen, de origem caribenha. Com 125 passageiros e 101 tripulantes, o navio, o menor da estação, trouxe à cidade somente turistas ingleses, que partem, ao fim da tarde, com destino a Salvador.
Na cidade, os turistas puderam apreciar o circuito histórico, composto por igrejas, casarões dos tempos dos coronéis do cacau e visitar pontos marcantes das histórias escritas por Jorge Amado, como o restaurante e casa de espetáculos Bataclan, o bar vesúvio e a casa em que o romancista viveu parte da infância, hoje transformada em ponto de cultura, localizada no quarteirão homônimo ao escritor. A temporada 2014/2015 contou com vinte embarcações que atracaram no porto de Ilhéus. A maior delas, o MSC Preziosa, trouxe à terra de Gabriela 4300 passageiros e cerca de um mil tripulantes.
Segundo estimativas da Secretaria de Turismo (Setur) do Município, cada um dos 80 mil visitantes que aqui chegaram a bordo de cruzeiros deixou cerca de 70 dólares, gastos com alimentação e artesanato, por exemplo. Para o secretário interino de turismo do município, Paulo Atto, o balanço da temporada é positivo. “Forma milhares de visitantes conhecendo nossa história e movimentando a economia local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário