terça-feira, 17 de março de 2015

Itabuna: matadouro alcança média mensal de 1,6 mil abates

Após a reforma do prédio, aquisição de equipamentos e construção de lagoas de decantação em atendimento às exigências sanitárias estabelecidas pela Prefeitura de Itabuna, tem crescido o volume mensal de animais abatidos no matadouro municipal, em Nova Ferradas, desde que foi reinaugurado em outubro do ano passado.

Nos últimos quatro meses a média ficou 1,6 mil animais/mês, o que demonstra a credibilidade de produtores rurais e abatedores. De acordo com a coordenadora do Sistema de Inspeção Municipal – SIM, médica veterinária Lanarrose Lopes da Silva, em outubro do ano passado foram abatidas 379 cabeças, quantidade que passou para 1.604 em fevereiro, depois de ter atingido 1.733 reses em janeiro passado.

Até meados deste mês 832 reses ingressaram no estabelecimento, o que sinaliza que a média de abates mensais será mantida agora em março. “Com o novo matadouro, a segurança alimentar e nutricional estão asseguradas pela Prefeitura com a oferta de carne bovina de qualidade de acordo a Portaria nº 304/2006, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, afirma.

Segundo o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida Filho, o município está finalizando os termos de um convênio de cooperação técnica com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) para que o matadouro ganhe a certificação do Serviço de Inspeção Estadual – SIE, o que vai facilitar a abertura de novos mercados no estado para a carne certificada.

Nenhum comentário: