sábado, 9 de janeiro de 2010

Clássicos terão árbitros atrás dos gols



O presidente da comissão de arbitragem da Federação de Futebol do Rio (Ferj), Jorge Rabello, anunciou que o Campeonato Carioca deste ano terá árbitros extras atrás dos gols não apenas nas fases finais, como ocorreu em 2008 e 2009. No Estadual de 2010, um auxiliar ficará atrás de cada gol em todos os clássicos, mas com função limitada. Como nos anos anteriores, eles não vão interferir em lances subjetivos, de interpretação, como a marcação de um pênalti. Mas servirão para impedir, por exemplo, um gol de mão, como o de Henry contra a Irlanda, que classificou a França para a Copa do Mundo.

Os árbitros extras auxiliarão também em lances duvidosos – no caso de a bola bater no travessão e, depois, em cima da linha –, além de impedir invasão de membros de comissão técnica e jogadores que estiverem no aquecimento à beira do gramado. Rabello explicou que, com o sucesso da inovação, que já foi testada pela Uefa e vem sendo observada até pela Fifa, considerou prudente a medida para os clássicos que com alguma frequência terminam em polêmica.


A preparação dos árbitros será do dia 12 ao dia 15 em um clube em Jacarepaguá. Um fato chama a atenção na tabela do Estadual: a marcação de jogos entre times de menor expressão às 11h, em pleno verão. Apesar disso, Rabello afirmou que a emissora que transmitirá a competição vetou a implantação de tempos técnicos de dois minutos em cada período do jogo. Ele teme problemas com o forte calor. O diretor da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, foi procurado mas, de férias, disse não estar ciente do assunto e preferiu não comentar.

Dois jogos da Taça Guanabara, o primeiro turno do Carioca, estão marcados neste horário: Boavista x Duque de Caxias, no dia 24 de janeiro, e Bangu x Duque de Caxias, no dia 31. Ambos serão transmitidos pelo sistema pay-per-view. Não há horários definidos para o segundo turno (Taça Rio).

Nenhum comentário: