quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Guerra contra a dengue continua neste sábado

O grande mutirão contra a dengue, que envolve mais de 1.500 servidores públicos municipais em Itabuna, além de contar com a colaboração de órgãos como a Polícia Militar, realiza neste sábado, 30, a sua terceira edição. Dezoito bairros e milhares de imóveis já foram vistoriados e os moradores receberam orientações sobre como evitar a proliferação do transmissor, o Aedes aegypti.

Neste sábado, os bairros visitados serão o João Soares, Fátima, Parque Verde, Califórnia, Nova Califórnia e Parque Boa Vista. A ação, que tem natureza principalmente educativa, também promove a eliminação mecânica de focos, com o recolhimento de objetos como pneus, garrafas e vasilhames que possam acumular água e servir de criadouro do mosquito da dengue.

Para mensurar os resultados do mutirão, a Secretaria Municipal de Saúde aplica uma ficha de avaliação, destinada à coleta de dados nos domicílios visitados. “Temos observado uma queda nos índices de infestação nos bairros onde houve o mutirão”, afirma o secretário Antônio Vieira, acrescentando que a luta contra a dengue é tanto do governo quanto da sociedade.

“As pessoas precisam tomar o máximo de cuidado para não deixar que o mosquito se reproduza em caixas d’água descobertas e até nos seus quintais”, salienta. Em 2009, a dengue atingiu mais de 14 mil pessoas em Itabuna. Nove delas não sobreviveram.

Nenhum comentário: