quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Saúde promove capacitação de agentes comunitários


Cerca de 325 agentes comunitários de saúde participaram de uma capacitação, na quarta-feira (27), para melhor atuar no controle e prevenção da dengue. O treinamento, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, contou com a participação da técnica do Ministério da Saúde, Roberta Gomes Carvalho, que ministrou palestra com o tema “O agente comunitário de saúde no controle da dengue”.

Na oportunidade, Roberta Carvalho apresentou a nova cartilha, produzida pelo Ministério, que orienta sobre as ações de combate ao Aedes aegypti, além de indicar os tipos de vírus, forma de transmissão e a importância do trabalho integrado.

O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Florentino de Souza Filho, explica que, após a normatização do Ministério da Saúde, os agentes comunitários passaram a integrar a equipe de combate à dengue. “Eles atuam basicamente no trabalho educativo, além de poder contribuir para a eliminação mecânica de focos”, informa Florentino.

A capacitação dos profissionais da saúde faz parte do Programa Municipal de Combate à Dengue, que traz mecanismos destinados a reforçar o trabalho preventivo, evitando a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Nenhum comentário: