terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Itabuna tem plano emergencial para o combate à dengue



A equipe da Secretaria Municipal da Saúde apresentou, na segunda-feira (11), ao prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, o plano emergencial de combate à dengue, cujo objetivo é reduzir o índice de infestação predial em Itabuna, associando o trabalho de limpeza, capinagem e recolhimento de resíduos a ações educativas que possibilitem a concientização da população para as medidas capazes de evitar a formação de focos do Aedes aegypti.

O trabalho de prevenção, que se intensifica no próximo sábado (16), será constituído de cinco mutirões nos denominados “subdistritos”, formados por bairros da cidade. A primeira área beneficiada abrange os bairros: Novo Horizonte, Corbiniano Freire, Santo Antônio, Zildolândia e Mangabinha, os quais apresentam alto índice de infestação do mosquito.

O vice-prefeito e secretário da Saúde, Antônio Vieira, salientou que o trabalho foi planejado para cobrir todos os imóveis do município, a partir da ação concentrada nos subdistritos. “Será realizada uma varredura em toda a cidade, com a limpeza nas ruas e terrenos baldios, somada ao trabalho educativo. Estamos concentrando esforços para reduzir o índice de infestação predial, hoje em 7%, que ainda é considerado alto”, disse Vieira.

A ação conjunta visa também incluir a comunidade, despertando a iniciativa e estimulando a limpeza dos tanques e reservatórios, bem como não permitindo a concentração de água parada. Nesse sentido, as famílias serão motivadas, inclusive com o sorteio de prêmios entre as pessoas em cujas residências não for encontrado foco de dengue.

Nenhum comentário: