sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Vitória da Conquista decreta situação de emergência por falta de chuvas
Devido à insuficiência de chuvas nos últimos meses, aliada à falta de reservatórios naturais de água potável, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, decretou, no último dia 28 de dezembro, situação de emergência pelo prazo de noventa dias em toda região do semi-árido de Conquista, município do Centro Oeste baiano.
Os estragos causados pela seca atingem famílias dos distritos de Bate pé, Iguá, José Gonçalves, Pradoso, Cercadinho e Inhobim. Com menos de 23% da precipitação prevista para o mês de dezembro – 31,4 ml de uma previsão de 142ml – as pastagens ficaram escassas, trazendo prejuízos para a pecuária de corte e de leite e para o ovinocaprinocultura.
Segundo o site da Prefeitura da cidade, a falta de chuvas fez baixar o nível da maioria das aguadas e prejudicou também o lençol freático da região, reduzindo consideravelmente a vazão nos postos tubulares, cacimbas e cisternas, dificultando o abastecimento de água necessário para o consumo humano.
A partir do Decreto, as Secretarias Municipais ficam autorizadas a adotarem ações e medidas urgentes necessárias para atender às famílias atingidas pela estiagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário