
O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes está sendo o mote das reflexões no 7º Encontro Projeto Interação Escola-Família, Crianças e Adolescentes: Amar, cuidar e proteger, que teve início nesta quinta-feira (12) e segue até o dia 29 deste mês. O evento, que é promovido pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da parceria entre as secretarias de Educação e Assistência Social, está envolvendo familiares das cinco escolas da Rede Municipal, coligadas ao CAIC – Centro Integral à Criança Jorge Amado e profissionais, como psicólogos, advogados e assistentes sociais.
A busca por uma sociedade mais humana e o respeito aos jovens e às crianças foram os objetivos lançados no encontro que destacou o Dia Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra a criança e o adolescente, que será lembrado no dia 18 de maio. De acordo com a Assistente Social Dulce Carolina Marinho, a data tem uma simbologia importante e retrata o dia em que uma menina foi violentada sexualmente e morta no estado do Espírito Santo.
Objetivo
Pensando nisso, a ideia é de fazer um trabalho conjunto entre as citadas secretarias e os familiares, com a finalidade de orientá-los para atitudes preventivas. “Esse encontro é para que a gente consiga fortalecer esses laços no espaço da educação, para daí identificar esse problema, de que forma ele se manifesta e poder atuar de forma preventiva, quanto também, localizando os casos de violência e orientando sobre como proceder”, apontou Dulce Carolina.
A assessora técnica pedagógica da Integração Escola Comunidade, Maria da Paz Ferreira Gonçalves, revela que o evento pretende promover uma interação, além de aproximar mais as famílias da escola, através da reflexão de temas pertinentes na sociedade atual e que interferem no desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Nós estamos trazendo os palestrantes para estar esclarecendo aos pais toda a questão de um momento esclarecedor para os pais orientarem melhor os seus filhos”.
Família na escola
Para o diretor do CAIC, Carlos Marques, a proposta é vislumbrada como salutar, já que visa trazer a família para o interior da escola, objetivando uma relação de interatividade em torno da temática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário