segunda-feira, 30 de maio de 2011

Prefeitura Móvel um programa de gestão inovador na Bahia


Considerado um programa pioneiro entre 417 municípios baianos, a Prefeitura Móvel chegou, no último final de semana, ao bairro da Califórnia, uma área densamente povoada na zona Norte da cidade de Itabuna, com a proposta de beneficiar a 26 quilômetros de ruas, com obras de pavimentação, tapa-buracos, melhorias do esgotamento sanitário, abastecimento de água e ações do governo nas áreas de Educação, Saúde e Assistência social, além de acesso aos serviços públicos.

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, fez questão de saudar cada um dos participantes na solenidade de abertura dos trabalhos, lembrando que a Prefeitura Móvel é uma ação voltada para o povo grapiúna, que visa também mostrar que a administração pública está presente e ao lado da população, através da valorização da cidadania.

Atendimento


Outro aspecto importante destacado por ele é a democratização do atendimento com um gabinete sem portas, com acesso para pessoas de todas as classes e a oferta de todos os serviços da Prefeitura de Itabuna, tanto na área social, como de infraestrutura e de melhoria da mobilidade urbana.

Para Azevedo, a participação popular efetiva foi a melhor resposta da população ao Programa Prefeitura Móvel, mostrando uma verdadeira festa da democracia: “estamos aqui para ouvir sugestões, críticas e reivindicações dos moradores do bairro, bem como para definirmos ações de curto, médio e longo prazos”.

Recursos próprios

Ele explica que a ação é realizada com recursos municipais e envolve, inclusive, a mobilização de equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Emasa, melhorando a qualidade de vida da população e a própria realidade urbana. O prefeito vistoriou obras em andamento e autorizou a construção de pontes nas ruas Elias Leal e São Mateus, ampliando a integração do bairro com a Nova Califórnia.

Azevedo observa ainda, que a escolha do bairro da Califórnia não ocorreu por acaso, mas a partir de uma avaliação da equipe de governo, levando em conta a densidade populacional e as carências de infraestrutura, uma vez que é uma área com problemas complexos, e por isso está recebendo todos os serviços oferecidos pelo governo municipal.

Durante toda a manhã foram também realizadas atividades culturais como shows de street dance e rap, além da apresentação do coral de alunos do Colégio Ubaldo Dantas – cujo espaço físico foi utilizado como anexo para atendimentos de saúde, em conjunto com a Unidade Básica de Saúde, Alberto Teixeira Barreto.

Nenhum comentário: