segunda-feira, 30 de maio de 2011

Projeto de formação em teatro e cidadania será lançado em Ilhéus no dia 1º de julho


O projeto Forteatro-Sul (Formação em Teatro e Cidadania do Litoral Sul da Bahia) será lançado em Ilhéus no próximo dia 1º de julho, na sede da Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, sediada no bairro Nelson Costa, na zona Sul da cidade. Criado e realizado pela própria Sociedade Filarmônica, o objetivo central do projeto é promover formação em teatro e cidadania.

A iniciativa, que possui apoio cultural da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e do Fórum de Agentes Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul da Bahia (Faeg Sul), será financiada pelo Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Cultura e Secretaria da Fazenda.

Composto por seis etapas que também serão desenvolvidas em outros 16 municípios do Território Litoral Sul, o projeto durará três dias em cada cidade. A Etapa 1 consiste no Projeto Piloto, programado para o bairro Nelson Costa, com a participação de 120 alunos, selecionados entre estudantes e membros de grupos culturais.

A Etapa 2 contará com a realização de várias oficinas, entre as quais as de interpretação, cenografia, música de cena, produção cultural, iluminação e maquiagem. Já a Etapa 3 implicará na montagem de um espetáculo baseado no resultado das oficinas, tendo como pano de fundo a história do município. Por sua vez, a Etapa 4 dará ênfase ao processo de gestão, estimulando a criação de novos grupos ou o fortalecimento dos existentes, que serão acompanhados durante um ano.

Nenhum comentário: