segunda-feira, 30 de maio de 2011

Alunos de curso de segurança pública participam de operação conjunta com a PM


Um total de 80 guardas municipais – alunos do curso de formação em segurança pública promovido em parceria entre o Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Prosem) e Prefeitura Municipal – participou, na tarde da última sexta-feira (27) de uma operação conjunta com policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Cacaueira). A ação foi simultânea e realizada em dois pontos da cidade: no distrito Industrial, no bairro do Iguape e no entorno da Central de Abastecimento do Malhado.

No Distrito Industrial, o grupo realizou abordagem a veículos e orientações à população. Segundo explicou o coordenador do curso em Ilhéus, Glauber Guirra, a operação também teve caráter preventivo e corresponde a parte prática de algumas disciplinas ministradas no curso como “ordenamento de trânsito” e “Abordagem”. Já na Central de Abastecimento, a ação teve como foco a observação do espaço público e atividades de preservação ambiental. Foram realizadas entrevistas com a população do entorno, objetivando um levantamento dos crimes ambientais mais frequentes naquela área e as principais necessidades urbanas do local.

A operação foi denominada Sangue Azul, uma referência à farda dos guardas municipais e ainda na opinião de Glauber Guirra demonstra a integração dos guardas municipais com os órgãos de segurança pública, a exemplo da Cipe-Cacaueira, e com a comunidade. “A capacitação vem sendo de extrema importância para que os guardas municipais possam atuar como agentes de segurança pública, auxiliando de maneira mais efetiva na segurança no município”.

Nenhum comentário: