Corinthians na fase qualificatória. Fluminense, Cruzeiro, Grêmio e Internacional nas oitavas. Apenas o Santos representará o futebol brasileiro na Copa Libertadores da América de 2011, apesar da maioria absoluta de classificados para esta etapa, com cinco agremiações. A queda de cariocas, mineiros e da dupla Gre-Nal nesta quarta-feira sacramentou a pior participação das equipes nacionais na principal competição sul-americana neste século XXI. Desde o ano de 1994, o País não era representado por apenas uma agremiação na fase quartas de final.
Há exatos 17 anos, o São Paulo avançou às quartas de final ao eliminar o arquirrival Palmeiras e se credenciou como o único clube brasileiro na segunda etapa de mata-matas. Na época, coincidentemente, o Cruzeiro, o outro representante brasileiro naquele ano, foi o único protagonista do vexame da eliminação precoce - a equipe mineira acabou ficando em um empate sem gols com o Unión Espanhola, do Chile, no Mineirão, e deixou o torneio por conta da derrota por 1 a 0 no primeiro duelo. Vale lembrar que apenas três equipes brasileiras participaram daquela edição, média que se manteve nos anos seguintes.
Rival do Santos, o único a representar o Brasil na atual edição da Libertadores, o São Paulo encarou o algoz cruzeirense nas quartas de final, e espantou qualquer possibilidade de surpresa. Em 2011, o clube do litoral paulista também terá pela frente o adversário responsável por eliminar o clube mineiro: o colombiano Once Caldas, que, em plena Arena do Jacaré, venceu o time comandado por Cuca por 2 a 0 e tirou a melhor equipe da etapa de grupos do torneio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário