sábado, 3 de dezembro de 2011
MEC elimina mais 280 vagas em faculdades baianas
Mais duzentas e oitenta vagas de oito faculdades baianas foram cortadas, nesta sexta-feira (2), pelo Ministério da Educação (MEC). Agora foi a vez dos cursos de fisioterapia (88 vagas), Educação Física (162) e Serviço Social (30). As instituições foram penalizadas por apresentarem baixo desempenho segundo os índices do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010, que avalia os cursos numa escala de 1 a 5 pontos. As escolas mal avaliadas obtiveram média menor que 3.
Esta é a terceira ação deste tipo nesta semana. Na última terça-feira, 29, foram reduzidas 365 vagas dos cursos de enfermagem e farmácia , em 14 faculdades baianas. Outras 13 instituições tiveram encerradas, na quarta-feira, 01, mais 336 vagas, em biomedicina e nutrição. Até o momento, na Bahia, foram eliminadas 981 vagas em escolas do ensino superior.
Algumas instituições presentes na lista, como a Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb), a Faculdade Nobre de Feira de Santana (Fan) e a Faculdade Regional da Bahia (Farb), foram advertidas pelo MEC, e estão sob supervisão da pasta até que alcancem o padrão desejado.
No entanto, a Fasb em fisioterapia, a Nobre (Educação Física) e a Farb (fisioterapia), apesar do baixo rendimento nas avaliações, não sofreram cortes por já apresentarem número baixo de vagas.
Em 2010, 594 dos 4.143 cursos avaliados tiveram CPC 1 ou 2. A nota 3 é considerada satisfatória e CPCs 4 e 5 indicam que o curso é de boa qualidade. Fonte: Portal da Metrópole
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário