![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6ksIicF6LcbJ6r-uR7n5ll-b7Fsa_4zqFDGSMc7YBKgFirUdTll2T8NT1sV0h8iBsXi3UhLj6Pt1da8RNmgyD9k6Ne1I11K_1QLnQv2Z0m0tOC_R2jxkygeiCebILml-p3j5Hr3sYSU0/s320/00000.jpg)
A Secretaria Municipal da Saúde, através do Núcleo de Doença Falciforme, realizou na última quarta-feira (30), o I Encontro de Doença Falciforme no Município de Ilhéus, com a temática: Doença Falciforme, 101 anos de Diagnóstico. O público-alvo do evento forma todos os profissionais da rede municipal de saúde, contando também com a participação de pacientes e familiares do núcleo.
A diretora do departamento de Média e Alta Complexidade (MAC), Manuela Mesquita, afirmou que o objetivo do encontro é disseminar a informação sobre a doença, além de levar ao conhecimento da população o trabalho realizado pelo Núcleo de doença Falciforme. Além disso, Manuela salienta que a capacitação dos profissionais sobre esta enfermidade reforça a qualidade do atendimento e facilita os encaminhamentos para o Núcleo.
As palestras do encontro foram ministradas por profissionais da rede municipal e da (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Sesab) e tiveram início às 8 horas. Entre os temas debatidos estavam desde o tratamento e sintomas da doença até a triagem neonatal, teste do pezinho, auto-cuidado, gravidez com doença falciforme e saúde bucal do paciente falciforme.
O Núcleo de Apoio a Doença Falciforme, funciona diariamente no período da tarde no Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cmae), no bairro Cidade Nova. O núcleo conta com uma equipe multidisciplinar formada por hematologista, clínico geral, enfermeiro, assistente social, educador físico, psicóloga e nutricionista. Os atendimentos do Núcleo ocorrem após o encaminhamento das unidades e por demanda espontânea, se o paciente já possuir um teste positivo para a doença, a exemplo do exame do pezinho ou eletroforese de hemoglobina.
A anemia falciforme é uma doença genética, caracterizada pela má formação dos glóbulos vermelhos. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando problemas como anemia e diversos outros sintomas. O centro funciona na rua Major Homem Del Rey, s/n, no bairro Cidade Nova, e informações adicionais podem ser obtidas através do telefone (73) 3234-5147.
Nenhum comentário:
Postar um comentário