terça-feira, 13 de novembro de 2012

Jato executivo que saiu da pista começa a ser retirado




Após quase dois dias do acidente com o jato executivo Citation Cj3, prefixo PR-MRG, que derrapou e saiu da pista no Aeroporto de Congonhas, a aeronave começa a ser retirada nesta terça-feira de um terreno situado à frente da cabeceira, próximo às avenidas Bandeirantes e Washington Luiz, na zona sul da cidade de São Paulo. De acordo com a Tropic Air Táxi Aéreo Ltda, empresa responsável pela aeronave, o jato deve ser completamente retirado até o fim do dia.

O piloto da aeronave, Michael Rumpf Gail, 66 anos, sofreu traumatismo craniano, lesão no tórax e na coluna lombar. Gail recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Paula hoje e apresenta boa evolução clínica, de acordo com nota do hospital. Segundo a Tropic Air, o outro piloto passa bem, está fora de perigo, e a passageira saiu ilesa.

A aeronave ficou à disposição dos peritos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) que é vinculado ao Ministério da Aeronáutica. Só depois de todas as vistorias o avião foi liberado para as autoridades policiais e para a Tropic Air.

A aeronave modelo Cessna saiu de Florianópolis por volta das 16h30 e tentou pousar às 17h27 de domingo na capital paulista. Ela ultrapassou a pista derrapando e foi parar no declive logo à frente.

Em decorrência do acidente, o aeroporto ficou fechado por mais de uma hora, período em que a área ficou reservada para os trabalhos das equipes do Corpo de Bombeiros e para realização de vistorias de segurança pelo operador aeroportuário. O aeroporto foi reaberto por volta das 18h40 de domingo.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que abrirá processo administrativo para realização de inspeção pós-acidente, por se tratar de empresa de táxi aéreo. Segundo a Anac, o avião está em situação regular, com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válidos até novembro de 2013.

Em nota, a Tropic Air informou que "está à disposição das autoridades competentes e irá colaborar com as investigações do acidente que, segundo relato dos pilotos, pode ter sido causado pelo sistema de freios da aeronave".

Nenhum comentário: