segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sisu tem 310 mil inscritos em 12 horas; UFRJ lidera procura

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conta com o maior número de inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de acordo com o último balanço do Ministério da Educação, com dados até as 12h desta segunda-feira. Segundo o MEC, do total de 310 mil candidatos que fizeram as inscrições desde a meia-noite de hoje, quando foi disponibilizado o acesso ao site do Sisu, 43.372 estudantes se candidataram para disputar as 4.745 vagas oferecidas na universidade carioca.


 A Universidade Federal do Ceará (UFC) registrou o segundo maior número de inscritos, com 30.823 estudantes. A oferta de vagas na instituição é de 6.258 vagas. Logo em seguida, está a Universidade Federal Fluminense (UFF), que já teve 19.861 inscritos. A UFF oferece 4.789 vagas.

Segundo o MEC, antes da abertura do sistema, 20 mil pessoas já estavam logadas. Com a abertura das inscrições, esse número saltou para 50 mil. Durante a madrugada, internautas relataram um problema de vazamento de informações no site de inscrições. Usuários contam que tiveram acesso a nomes, telefones e notas no Enem de pessoas desconhecidas ao entrarem na página "informações". O MEC confirmou que houve uma sobrecarga no sistema, permitindo a  visualização de dados de outros candidatos, mas que a falha foi constatada por apenas sete minutos.

Na primeira edição deste ano, a oferta de vagas no Sisu chega a 129.319, em 3.752 cursos de graduação. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do programa federal.

Podem concorrer às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso. No momento da inscrição, é preciso especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer.  Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.

A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Insitutos Federais
Por volta das 11h, o MEC divulgou balanço das inscrições nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Até agora, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) lidera a lista do número de inscritos, com 2.776. São ofertadas 2,6 mil vagas. Em segundo lugar está o Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Nenhum comentário: