A Atenção Básica apresentou em recente relatório muitas deficiências a serem sanadas pela nova direção da Secretaria de Saúde de Itabuna. Postos com infraestrutura inadequada e sem manutenção, déficit de funcionários e falta de medicamentos são alguns dos problemas do setor que é a porta de entrada do sistema de saúde. A fim de discutir a situação, o secretário Renam Araújo, reuniu ontem a equipe de Atenção Básica de Itabuna com o representante da Secretaria de Saúde da Bahia – Sesab. Ele quer debater o resgate desse setor e, o que chamou de, a “lição de casa” para a retomada da gestão plena.
O encontro aconteceu na Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, pela manhã e tarde, e teve a participação do diretor de Atenção Básica da Sesab Ricardo Heinzelmann. A equipe da Atenção Básica de Itabuna, o Conselho Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária, agentes comunitários, enfermeiros, nutricionistas e funcionários da Regulação da Secretaria Municipal de Saúde também estiveram presentes. Na reunião foram atualizadas informações sobre a Sesab e discutidas novidades sobre os novos programas para Itabuna.
Ricardo Heinzelmann, diretor da Sesab, explicou que o foco desse trabalho é incentivar a valorização da Atenção Básica, corrigindo erros que vão desde a infraestrutura das Unidades até o setor pessoal. Ele quer desfazer a cultura de que essa área é simples e que somente os hospitais são de alta complexidade. Para o diretor isso é um erro, pois ela é essencial e toda a equipe de saúde do município se relaciona de alguma forma com a Atenção Básica. Outro ponto destacado pelo diretor é que a Região Sul da Bahia é prioritária para receber as Redes de Atenção a Saúde, no entanto, elas só virão se a Atenção Básica for especializada e funcionar conforme o exigido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário