terça-feira, 12 de março de 2013

Cardeal pede unidade da Igreja em última missa antes do Conclave

Sob o comando do decano do Colégio dos Cardeais, o italiano Angelo Sodano, os 115 cardeais que irão eleger a partir desta terça-feira o novo Sumo Pontifíce da Igreja Católica iniciaram por volta das 10h (6h de Brasília) a missa Pro Eligendo Pontifice na Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano. 

Esta é a última celebração aberta ao público das quais os cardeais participam antes de se recolherem a clausura para o Conclave papal, que começará na tarde desta terça. Os cardeais eleitores ficaram localizados ao redor do altar no centro da basílica. Sodano, que ocupou um trono no centro do altar, não participará da votação por já ter mais de 80 anos.

Antes do início da celebração, milhares de fiéis passaram horas na fila do lado de fora do templo para acompanhar a cerimônia solene. A maior parte da missa foi rezada em latim.

Os cardeais, vestidos com seus paramentos vermelhos, entraram em procissão no majestoso templo, entoando cantos gregorianos que invocam a ajuda de Deus. Ao chegar ao baldaquino, situado acima do túmulo de São Pedro, os cardeais retiraram a mitra e beijaram o altar, ficando apenas com o barrete púrpura de cardeal.

Durante a homilia da missa, Sodano expressou a gratidão dos cardeais a Bento XVI e pediu a Deus que dê "outro bom pastor à sua Santa Igreja". "Queremos agradecer ao Pai que está nos Céus pela amorosa assistência que sempre reserva a sua Santa Igreja e em particular pelo luminoso pontificado que nos concedeu com a vida e as obras do 265º sucessor de Pedro, o amado e venerado pontífice Bento XVI, ao qual neste momento renovamos toda a nossa gratidão", afirmou o cardeal.

Nenhum comentário: