O prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro, e o vice-prefeito de
Itabuna, Wenceslau Júnior, acompanhado de secretários dos respectivos
municípios, discutiram com técnicos do governo estadual e da Hydros Engenharia
aspectos referentes ao projeto de duplicação da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna.
Foram analisados a elaboração do termo de cooperação técnica e o plano de
gestão urbanística da área onde será implantado o empreendimento, além da
ocupação do solo entre as prefeituras dos municípios de Ilhéus e de Itabuna.
Na ocasião, Jabes
Ribeiro questionou ainda as medidas que serão adotadas para garantir a
qualidade urbanística e ambiental previstas no Estudo e Relatório de Impacto
Ambiental (EIA-Rima) para a duplicação da rodovia. O prefeito ponderou também
questões ligadas sobre o acesso ao transporte urbano aos bairros de Salobrinho
e Banco da Vitória e à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
A reunião aconteceu na
tarde desta quarta-feira (13), no salão nobre do Palácio Paranaguá. Técnicos da
Hydros Engenharia informaram que a obra será executada à margem direita do Rio
Cachoeira e terá 18 quilômetros de extensão, mão única, anel rodoviário de
contorno, canteiro, acostamento, ciclovia, duas faixas com 2,5 metros de
extensão, três pontes de acesso à BR-415, rodovia Jorge Amado, além de projeto
urbanístico. O início das obras está previsto para 2015.
Participaram da discussão, técnicos da secretaria estadual de
Relações Institucionais, da Casa Civil e do Departamento de Infraestrutura de
Transportes da Bahia (Derba). Entre os secretários municipais de Ilhéus estavam
Antonio Vieira (Meio Ambiente e Urbanismo), Isaac Albagli (Desenvolvimento
Urbano) e Joaquim Bastos (Planejamento). Também participou da reunião, o
secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, Marcos Monteiro.
Corredor integrado – Com a duplicação da
BR, sugere-se que o conjunto viário seja denominado Corredor Integrado Regional. As rodovias
vão permitir o maior escoamento de tráfego em toda a região sul, considerando,
a implantação de projetos em pauta, a exemplo da Universidade Federal do Sul da
Bahia, da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, do Porto Sul, da Zona de
Processamento de Exportação (ZPE) e do aeroporto. Existe ainda a proposta de
requalificar todo o leito da rodovia Jorge Amado para transformá-la em via
urbana, com a construção de anéis rodoviários de contornos nos dois municípios.
O secretário Isaac Albagli considerou o projeto de duplicação da
BR-415 de vital importância para a região. “A duplicação chega para regularizar
o leito da rodovia Jorge Amado, sem esquecer o aspecto urbanístico a ser
implantado”, cometou. Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Urbano de
Itabuna, Marcos Monteiro, ressaltou que depois de duplicada, a BR-415, antigo
anseio do sul da Bahia, irá melhorar sensivelmente a mobilidade dos estudantes,
dos moradores e da população flutuante.
Reunião em Itabuna – Ficou acordado que no
próximo mês de abril, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e
Sudoeste da Bahia (Amurc) realizará em Itabuna uma reunião com o objetivo de
discutir o andamento do processo de duplicação da BR. O dia e a hora serão
divulgados posteriormente.

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