quinta-feira, 7 de março de 2013

Itabuna tem meta para alfabetizar mil pessoas em 2013

  Mobilizar e alfabetizar mil pessoas no perímetro urbano e no campo até dezembro é a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o município de Itabuna como parte do Programa Brasil Alfabetizado. A iniciativa faz parte do Plano Plurianual de Alfabetização (Ppalfa) encaminhado pela Secretaria Municipal da Educação (SEC) para analise técnico-pedagógica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC.

          Para executar o Brasil Alfabetizado no Município serão disponibilizadas 60 vagas para alfabetizadores voluntários, sendo 40 no setor urbano e 20 no campo. Por sua vez, os alfabetizadores serão responsáveis pela mobilização da comunidade, identificação e inscrição das pessoas que ainda não foram alfabetizadas.

          A execução do programa estará assegurada através do repasse de verba de R$ 104 mil pelo MEC. Os recursos servirão para custear despesas com formação inicial e continuada dos alfabetizadores, aquisição de gêneros alimentícios, transporte de alfabetizandos e reprodução de material didático. As turmas devem ser formadas em espaços públicos e em parceria com instituições religiosas, associações de moradores e empresas privadas.

          Segundo a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, considerando o rigor da análise feita pela Secadi, o projeto de Itabuna foi aprovado por atender o objetivo do Programa Brasil Alfabetizado, que é promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil.

Nenhum comentário: