terça-feira, 16 de julho de 2013

Professores de Ilhéus participam de curso de formação em Educação Especial

O Centro de Referência em Inclusão Escolar (Crie), da Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus (Seduc), promove o curso de Formação Continuada em Educação Especial para cerca de 40 professores, maioria da rede municipal.  A abertura do curso aconteceu, nesta segunda-feira, dia 15, na sala de informática da Escola Municipal Heitor Dias, com palestra da diretora do Crie, Jorsinai de Argolo Souza, sobre o tema “O educador e a inclusão – possibilidades e desafios.”
Segundo a coordenadora do curso, professora Alessandra Midley Café, a iniciativa tem como finalidade instrumentalizar os professores para a inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino, experimentando um novo fazer pedagógico. Com carga de 60 horas, o curso estende-se até dezembro próximo e será ministrado pela equipe do Crie e profissionais convidados. As aulas são semanais, sempre às segundas-feiras, no período das 17 às 19 horas, com direito a certificado.
O conteúdo pedagógico inclui questões relacionadas às deficiências intelectual, visual, auditiva/surdez e aos Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGB). “Orientamos estratégias aos professores sobre como atender, como observar esses alunos, e trabalhamos questões pedagógicas fundamentais para ampliar a inclusão escolar”, afirma Alessandra Café. Ela admite que os professores, de modo geral, ainda encontram muitas dificuldades para fazer essa avaliação. “Apesar disso, a gente já vê uma boa evolução nesse processo, mas é preciso melhorar a prática pedagógica, mais discussão e amadurecimento”, acrescenta.
O curso de formação continuada em educação especial é oferecido pelo Crie anualmente. O objetivo é manter um diálogo permanente com os professores da rede, ouvir as dificuldades do processo, as facilidades também, para que, em seguida, o aluno especial seja matriculado na escola. Nesse sentido, os professores que participam do curso funcionam como multiplicadores do conhecimento e levam o debate para a sala de aula, com os demais alunos. 

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