terça-feira, 16 de julho de 2013

Prefeitura deu início a projetos no Novo Horizonte, Zizo e Vila Anália

A Prefeitura de Itabuna já está trabalhando nos três bairros escolhidos para marcar o início do seu pacote de obras, programado para este semestre. Topógrafos já estão nos bairros levantando as medidas das ruas onde serão realizados serviços de drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação e urbanização. Nesta terça-feira, o prefeito Claudevane Leite, acompanhado dos secretários do Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, e da Assistência Social, José Carlos Trindade, do presidente da Emasa, Ricardo Campos e técnicos do governo, visitou os três bairros, ouviu moradores, analisou os problemas e determinou soluções.

O levantamento topográfico deve terminar em 20 dias, quando será feita a licitação para as obras. Por determinação do prefeito, de imediato a EMASA fará a desobstrução da rede de esgoto no bairro Novo Horizonte e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur definiu uma escala especial para coleta de lixo em pontos estratégicos do bairro.

O prefeito Claudevane Leite disse que quer ver as obras iniciadas o mais rápido possível. “Ajustamos alguns pontos como o pagamento dos salários atrasados dos servidores e fizemos limpeza de canais que há anos não recebiam manutenção, nossa prioridade a partir de agora serão as ações de melhoria para os bairros da cidade, começando pelo Novo Horizonte, o Zizo e o Vila Anália” afirmou o prefeito. Vane esclareceu ainda que já mandou acelerar o processo de licitação para início das obras, porque, segundo o prefeito, "não dá mais para esperar".

Nos bairros Novo Horizonte e no Zizo estão duas das áreas mais problemáticas da cidade, considerando as condições de habitação e saneamento: o setor conhecido de Buraco da Gia, no Zizo, e a Horta, no Novo Horizonte. Os dois lugares vão ser urbanizados e valorizados. "Nesses locais mora um povo trabalhador que nunca teve a devida atenção da Prefeitura", disse o prefeito Vane, acrescentando que "vamos trabalhar para melhorar o local e a qualidade de vida de quem mora aqui". Entre os benefícios, já está certa a construção de uma escadaria de alvenaria para melhorar o acesso ao "Buraco da Gia".

Obras com começo e fim

Pelo projeto da Prefeitura os três bairros receberão todas as melhorias que se fizerem necessárias. "Vamos fazer a rede de esgoto, sanear, reformar ou construir praças e jardins, melhorar a iluminação, ampliar as escolas, melhorar os postos de saúde, fazer a pavimentação e toda urbanização. Só sairemos do bairro depois de tudo feito, queremos acabar com essa tradição de ter obras começadas e não terminadas em nossa cidade", assegurou o prefeito.

O presidente da Associação de Moradores do Novo Horizonte, Itamar Lira, disse que os principais problemas do bairro são a pavimentação da parte alta, o saneamento e a limpeza pública. Já o morador da rua Boa Vista, há 26 anos, William Macedo lembrou que há dez anos o bairro está esquecido. “Aqui moram uma série de profissionais que ajudam a construir a cidade. Essa visita do prefeito é um diferencial para a comunidade, nesse tempo todo nenhuma equipe de governo veio até aqui avaliar os problemas ou fazer obras” afirmou o morador.

Nenhum comentário: