A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Educação
(Seduc), promove a 102 diretores e secretários da rede municipal de ensino uma formação
administrativo-estatística, com o objetivo de aprimorar as técnicas de organização
das unidades. O curso ocorre na próxima sexta-feira, dia 2, no auditório da
Justiça Federal.
Durante os turnos matutino (das 8h30 às 12 horas) e
vespertino (das 13h30 às 17 horas), os gestores vão participar de discussões
para o aprimoramento das técnicas de administração das escolas, esclarecimento
sobre educação em ciclos de aprendizagem e sobre legislação. Os componentes
teóricos serão ministrados por gestores da Seduc.
Esta é mais uma ação da secretaria, com a proposta
de melhorar os serviços prestados à população. Na semana passada, o órgão
promoveu o curso ‘Pró Letramento em Matemática’ a 25 professores que atuam com
as séries iniciais da formação pedagógica, além da capacitação de 40 educadores
para o trabalho com estudantes com deficiência auditiva, deficiência visual e
transtorno global de desenvolvimento.
Alfabetização
na idade certa – Ao integrar o Programa Nacional de Alfabetização na Idade
Certa (PNAIC), o
município de Ilhéus também aderiu ao Programa de Correção de Fluxo na Alfabetização,
trabalho desenvolvido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria
com o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia da Pesquisa e Ação (Geempa),
uma Organização Não Governamental. A importância do programa de correção é
realçada pelo
diagnóstico/2013 feito pela rede municipal de ensino, que revelou que mais
de 1000 crianças de nove anos e acima de nove anos, matriculados no Ciclo 2 –
Fase III e no Ciclo 3 – Fases I e II, não sabem ler e escrever.
Em curso
de capacitação realizado em meados do mês de julho sobre correção de fluxo de alfabetização, a professora
Esther Grossi, doutora em psicologia cognitiva e uma das mais destacadas
educadoras brasileiras, proferiu a palestra de abertura “As Teorias da
Aprendizagem”. A educadora destacou a importância da leitura para a inserção do
indivíduo na sociedade contemporânea e a necessidade da interação social para a
educação.
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