terça-feira, 30 de julho de 2013

Seduc promove formação administrativo-estatística a gestores da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Educação (Seduc), promove a 102 diretores e secretários da rede municipal de ensino uma formação administrativo-estatística, com o objetivo de aprimorar as técnicas de organização das unidades. O curso ocorre na próxima sexta-feira, dia 2, no auditório da Justiça Federal.

Durante os turnos matutino (das 8h30 às 12 horas) e vespertino (das 13h30 às 17 horas), os gestores vão participar de discussões para o aprimoramento das técnicas de administração das escolas, esclarecimento sobre educação em ciclos de aprendizagem e sobre legislação. Os componentes teóricos serão ministrados por gestores da Seduc.        

Esta é mais uma ação da secretaria, com a proposta de melhorar os serviços prestados à população. Na semana passada, o órgão promoveu o curso ‘Pró Letramento em Matemática’ a 25 professores que atuam com as séries iniciais da formação pedagógica, além da capacitação de 40 educadores para o trabalho com estudantes com deficiência auditiva, deficiência visual e transtorno global de desenvolvimento.

 Alfabetização na idade certa – Ao integrar o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o município de Ilhéus também aderiu ao Programa de Correção de Fluxo na Alfabetização, trabalho desenvolvido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia da Pesquisa e Ação (Geempa), uma Organização Não Governamental. A importância do programa de correção é realçada pelo diagnóstico/2013 feito pela rede municipal de ensino, que revelou que mais de 1000 crianças de nove anos e acima de nove anos, matriculados no Ciclo 2 – Fase III e no Ciclo 3 – Fases I e II, não sabem ler e escrever.

Em curso de capacitação realizado em meados do mês de julho sobre  correção de fluxo de alfabetização, a professora Esther Grossi, doutora em psicologia cognitiva e uma das mais destacadas educadoras brasileiras,  proferiu a palestra de abertura “As Teorias da Aprendizagem”. A educadora destacou a importância da leitura para a inserção do indivíduo na sociedade contemporânea e a necessidade da interação social para a educação.

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