terça-feira, 23 de julho de 2013

Governo cobra do Google instalação de data center no Brasil

O governo cobrou do Google, maior ferramenta global de buscas na internet, que instale no país um data center após as denúncias de espionagem dos Estados Unidos contra cidadãos brasileiros. O assunto foi tratado nesta terça-feira em encontro do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, com o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho.

"É importante ter data center no Brasil", disse Bernardo a jornalistas após o encontro. "Isso resolveria algumas situações."
Há duas semanas, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou convites a ministros, ao embaixador norte-americano no país e a representantes de grandes empresas da Internet para uma audiência sobre as denúncias de espionagem a cidadãos brasileiros por parte do governo norte-americano.

O convite aconteceu após o ex-prestador de serviços da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden revelar programas secretos de espionagem do governo norte-americano.

A revelação gerou mal-estar com aliados europeus de Washington e descontentamento na América Latina, depois que o jornal O Globo revelou que países da região também eram alvos da espionagem norte-americana.

"A verdade é que a situação do jeito que ficou, com as denúncias do Snowden, ficou constrangedora", disse Bernardo. "É uma situação que vamos resolver no campo diplomático, mas isso afeta empresas do setor."

Nenhum comentário: