O município de Itabuna foi inserido
no Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização por apresentar
distorções com relação às crianças que, mesmo “alfabetizadas”, não dominam a
escrita e a leitura. A formação inicial para professores alfabetizadores será ministrada
pela equipe técnica do Geempa, sob a coordenação da professora doutora Esther
Pillar Grossi.
Segundo a secretária da Educação,
Dinalva Melo do Nascimento, os professores que receberão a formação irão atuar
durante três meses na alfabetização dos alunos do Ciclo da Pré-Adolescência
(CPA), que corresponde ao período do 4º ao 6º ano de ensino, e do Ciclo da
Adolescência (CAD), equivalente ao 7º, 8º e 9º anos de ensino. Nesta primeira
fase serão alfabetizados 600 alunos que, mesmo tendo freqüentado a escola
durante toda a sua trajetória da educação infantil até o momento atual, não
dominam as competências básicas da leitura e da escrita.
A secretária revela que,
preliminarmente, a SEC diagnosticou um total de 1.700 alunos com déficit de
alfabetização em toda Rede Municipal,
que se enquadra no perfil do público-alvo do programa, ou seja, que estão em
defasagem com relação à escrita e a leitura. “Esses estudantes serão divididos
em turmas de no mínimo 12 e no máximo 25 alunos e acompanhados por um professor
alfabetizador em classes de aceleração. A metodologia aplicada pelo Geempa
prevê que, num período de três a cinco meses, tais alunos já dominem a escrita
e compreendam o que escreve por meio da leitura”, explica a secretária.
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