terça-feira, 16 de julho de 2013

Professores recebem formação para Programa de Correção de Fluxo

Como parte do Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização, que começa a ser executado na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, um grupo de 20 professores de escolas municipais participa de encontros de formação inicial até sexta-feira, dia 19. O evento, na Faculdade de Ilhéus, é promovido pelo Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). 
 
            O município de Itabuna foi inserido no Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização por apresentar distorções com relação às crianças que, mesmo “alfabetizadas”, não dominam a escrita e a leitura. A formação inicial para professores alfabetizadores será ministrada pela equipe técnica do Geempa, sob a coordenação da professora doutora Esther Pillar Grossi. 

            Segundo a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, os professores que receberão a formação irão atuar durante três meses na alfabetização dos alunos do Ciclo da Pré-Adolescência (CPA), que corresponde ao período do 4º ao 6º ano de ensino, e do Ciclo da Adolescência (CAD), equivalente ao 7º, 8º e 9º anos de ensino. Nesta primeira fase serão alfabetizados 600 alunos que, mesmo tendo freqüentado a escola durante toda a sua trajetória da educação infantil até o momento atual, não dominam as competências básicas da leitura e da escrita.
            A secretária revela que, preliminarmente, a SEC diagnosticou um total de 1.700 alunos com déficit de alfabetização em toda Rede Municipal, que se enquadra no perfil do público-alvo do programa, ou seja, que estão em defasagem com relação à escrita e a leitura. “Esses estudantes serão divididos em turmas de no mínimo 12 e no máximo 25 alunos e acompanhados por um professor alfabetizador em classes de aceleração. A metodologia aplicada pelo Geempa prevê que, num período de três a cinco meses, tais alunos já dominem a escrita e compreendam o que escreve por meio da leitura”, explica a secretária.

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