terça-feira, 20 de agosto de 2013

Redes sociais de geolocalização são as novas apostas dos estabelecimentos comerciais

A rede social Foursquare, com mais de 30 milhões de usuários em todo o mundo e 750 mil estabelecimentos comerciais registrados, já estuda a abertura de um escritório no Brasil com o intuito de atender a América Latina, uma região que tem mostrado um grande potencial como mercado consumidor.
Para quem não conhece o aplicativo, trata-se de um jogo em que cada usuário soma pontos por ter visitado determinado estabelecimento. A regra é simples: quanto maior o número de check-ins nos lugares, maior é a possibilidade de se tornar o prefeito e ganhar autoridade para dar dicas sobre os serviços e produtos que são oferecidos, além de poder ganhar descontos em lojas e restaurantes que realizam promoções em parceria com a rede social.

Segundo Charles Birnbaum, executivo de desenvolvimento de negócios da empresa, o país não foi escolhido por acaso. “O Brasil não é apenas o mercado mais importante da América Latina, é também o mercado da Foursquare que mais cresce em número de usuários: cresceu 800% nos últimos 12 meses”, comentou.
O executivo ainda revelou que o país do futebol é o terceiro maior mercado da companhia, ficando atrás dos EUA e da Indonésia. “O Brasil representa uma grande oportunidade, o número de check-ins aqui está entre 10 e 15 por usuário ao mês, o que é maior do que a média de outros países”, complementou Holger Luedorf, vice-presidente de negócios da Foursquare.
Foursquare no Brasil
Foursquare cresce junto com o avanço da internet móvel pelo mundo e um dos países que mais ganha espaço no serviço é o Brasil. De acordo com o co-fundador e CEO da empresa, Dennis Crowley, o mercado no país está crescendo de forma surpreendente para a companhia.

 “O crescimento no Brasil é orgânico", afirmou Crowley, que está impressionado com a quantidade de estabelecimentos no país que incentivam o uso do Foursquare. Isso, segundo ele, fez com que as operadoras se interessassem em divulgar o serviço.

Na opinião de Rodrigo Muniz, sócio na agência de marketing digital MSV, em Itabuna, a possibilidade de fazer comentários e acessar a opinião de outras pessoas que fizeram check-ins no mesmo local acaba gerando uma rede de indicações e exposição gratuita para as marcas. “Com o Foursquare, as empresas podem estimular o público a conquistar medalhas específicas e premiar os clientes mais fieis com descontos, tratamento VIP e uma infinidade de outras bonificações. Além disso, podem ser feitas promoções mais simples, também conhecidas como specials. Um pequeno brinde em troca de um check-in, por exemplo, pode ser o fator decisivo na escolha do cliente. Com ações planejadas e o acompanhamento do estabelecimento pelo aplicativo cada empresa pode perceber os erros e elencar as prioridades das mudanças necessárias para a melhoria do seu marketing”, finaliza Rodrigo. 

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