quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Sete de Setembro em Itabuna homenageará Vinícius de Moraes

A obra poético-literária do cantor e compositor Vinícius de Moraes dará o tom à Festa Cívica do Sete de Setembro em Itabuna. Para tanto, a Secretaria Municipal da Educação (SEC) está empenhada na organização da homenagem a Vinícius no tradicional desfile que marcará as comemorações dos 191 anos da Independência do Brasil, em 1822. O desfile reunirá escolas da rede pública municipal e estadual, além de escolas da rede privada, instituições militares, clubes de serviços, maçonarias e movimentos sociais.

            A partir da temática “Itabuna, Educando e Encantando com Vinícius de Moraes”, cerca de 1.500 estudantes levarão para a Avenida do Cinquentenário personagens e temas que inspiraram as composições do diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta, cantor e compositor brasileiro, que se vivo estivesse completaria neste ano 100 anos de seu nascimento. 

            De acordo com a assessora de Arte-Educação do Departamento de Educação Básica da SEC, Núbia Nascimento França, além dos estudantes, o Desfile Cívico do Sete de Setembro deverá contar com a participação de mais de 1.200 integrantes de corporações e instituições militares – Tiro de Guerra 06/007, Polícia Militar, Colégio da Polícia Militar e Grupamento de Bombeiros Militares. Na segunda-feira, dia 26, a comissão organizadora já terá definido a ordem do desfile e a quantidade de entidades que participarão da Festa da Independência no município.

Dentre as 110 unidades municipais de ensino, 30 já confirmaram participação no desfile cívico. Pela rede pública estadual estarão desfilando estudantes de 10 colégios. A preparação nas escolas municipais, além dos ensaios, está permitindo aos alunos o acesso ao universo poético-literário de Vinicius de Moraes. Ao definir a temática do Sete de Setembro em Itabuna, a Secretaria da Educação propôs às escolas o resgate e valorização da cultura nacional com o cantor e compositor das mais belas composições da música popular brasileira.

Nenhum comentário: