quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Entrevista Dr. Gustavo Almeida

Com uma proposta diferenciada na área odontológica, o empresário e dentista Gustavo Almeida (foto) fala sobre especializações e o novo projeto na área que irá contribuir para a qualificação profissional de dentistas da região e no cenário nacional. O dentista formado pela Univale, Minas Gerais, com especialização em Endodontia pela PUC, atua na área há 17 anos e conta com exclusividade para o AgOra a importância  da  qualificação   profissional e fala ainda do seu novo projeto  no Centro de Odontologia Avançada (COA), o antigo Centro Educacional da Costa do Cacau (CECC), que alia educação, qualificação e prestação de serviços para comunidades carentes de Ilhéus.
Há quantos anos atua na área de Endodontia?
Gustavo Almeida  - Sou formado em odontologia  pela Faculdade Univale, em Minas Gerais atuo na área ondotólogica há 17 anos. Em 2007 iniciei meu mestrado em Endodontia, em Campinas, conclui e agora em 2013 iniciei mais uma etapa para minha qualificação, com o doutorado na UNB, no Distrito Federal. Hoje o mercado é amplo e o profissional que pretende se consolidar na área tem que investir na especialização. Iniciei na Endodontia área da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa  (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, a Endodontia é conhecida como o tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto). Depois de se remover esse tecido, o dentista esteriliza o canal preenchendo-o com obturação em material específico.
Para os pacientes, por que é importante realizar a endodontia, ou tratamento de canal?
G.A - Não são todos os casos que precisam. Mas quando diagnosticada a necessidade é importante tratar o canal do dente lesionado para evitar a necessidade de extração do dente, além de prevenir infecções que podem ser muito perigosas. Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são: dente quebrado; cárie profunda; dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo.  Estando a polpa infeccionada ou morta, se não for tratada, pode se formar pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar, formando um abscesso. O abscesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando dor.
Para  os profissionais que pretendem se especializar nessa área na região já existe algum curso em Endodontia?
G.A  -  Sim,  no Centro  de Odontologia Avançada (COA), o antigo Centro Educacional da Costa do Cacau (CECC), localizado em Ilhéus, oferecemos o curso de especialização na área de Endodontia, não só nessa  área como também cursos de especialização em Ortodontia, Odontopediatria, Implantodontia, Prótese, Prótese sob implante, Cirurgia, Saúde Coletiva, além de cursos de imersão que têm como proposta trazer para os profissionais todas as novidades existentes no mercado. Nossos cursos são reconhecidos pelo MEC e certificados pela Associação Brasileira de Ondontologia (ABO).
Como surgiu a proposta do COA?
G.A  -  Na verdade eu já era professor e coordenador do curso de endodontia no CECC e surgiu a proposta de venda da  instituição, como me identifiquei na carreira acadêmica resolvi comprar e transformar o espaço. Oferecer à região novos cursos e trazer uma nova proposta educacional que alia o ensino em projetos sociais. Muitas pessoas devem estar se perguntando por que escolhi Ilhéus para essa proposta. Foi pela logística da cidade, que tem o aeroporto e a variação da rede hoteleira com um número expressivo de vagas. Temos professores de outros Estados que vão ensinar na nossa instituição, além do apelo turístico que a cidade possui, isso, com certeza, irá contribuir para a escolha do nosso aluno.  Pois além de passar o fim de semana estudando, poderá trazer a família junto para conhecer a região. Além disso, os nossos cursos oferecerem profissionais gabaritados e bem qualificados no mercado.
Além da estrutura física para alunos, quais projetos sociais o COA oferece?
G.A - Além das salas de aula climatizadas, os alunos contarão com 20 cadeiras de odontologia, laboratório simulador de boca. Na parte clínica da COA que funciona durante a semana já contamos com o Centro Radiológico e o laboratório de Prótese. Na parte social atuamos uma vez por mês de quinta a domingo, com atendimento a idosos e crianças de baixa renda. Ou seja, os alunos da graduação atendem este pessoal e supervisionados pelo professor colocam em prática a especialização. Para a expansão deste projeto estamos buscando parcerias, pois pretendemos oferecer o transporte gratuito no dia do atendimento a estas pessoas. Além disso, estamos com inscrições abertas para todos os cursos de especialização. Mais informações o aluno pode entrar em contato pelo site: abo-ilheuscoa.com.br ou através dos números 3221-7664/8801-0795.

Nenhum comentário: