segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Pesquisa: apoio à realização da Copa no Brasil cai para 52%

A realização da Copa do Mundo deste ano no Brasil tem o apoio de somente 52% dos brasileiros, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Datafolha. O índice apresentou uma redução em comparação há quase seis anos: em novembro de 2008, 79% das pessoas se declaravam ser a favor do evento.

Inicialmente considerado uma oportunidade para melhorar a infraestrutura do país, o Mundial tornou-se sinônimo de obras atrasadas e projetos abandonados. Dos 12 estádios da Copa do Mundo, quatro ainda não estão prontos a menos de quatro meses para o início da competição.

Segundo o levantamento, publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, o percentual de pessoas favoráveis à realização da Copa voltou a cair após atingir 65 por cento em junho de 2013, mês em que começou uma onda de protestos no País durante a realização da Copa das Confederações.

Veja ação da PM durante protesto contra a Copa em SP
Veja ação da PM durante protesto contra a Copa em SP

Entre outros temas, as manifestações abordaram os altos custos com a organização do torneio e tiveram a Fifa como um dos alvos. Houve protestos nos arredores dos estádios em dias de jogos, causando temor em milhares de torcedores.

38% dos entrevistados pelo Datafolha disseram este mês ser contra a realização da Copa no Brasil, contra 10% em novembro de 2008 e 26% em junho do ano passado.

O aumento na rejeição ao evento é motivo de preocupação no governo, que teme o impacto da avaliação negativa da Copa do Mundo sobre a presidente Dilma Rousseff em um ano eleitoral. O Palácio do Planalto estuda inclusive lançar uma ofensiva publicitária para reverter parte das opiniões negativas sobre os investimentos feitos para a competição.

Cerca de mil policiais foram deslocados para acompanhar novo protesto contra a Copa do Mundo em São Paulo, no último sábado Foto: Bruno Santos / Terra
Cerca de mil policiais foram deslocados para acompanhar novo protesto contra a Copa do Mundo em São Paulo, no último sábado
Foto: Bruno Santos / Terra

Pesquisa CNT/MDA divulgada na semana passada apontou que 75,8% dos entrevistados consideram "desnecessários" os investimentos realizados pelo governo no Mundial. Outros 80,2% discordam dos gastos com construção e reforma de estádios e preferiam que os recursos fossem aplicados em outras áreas.

A pesquisa Datafolha desta segunda-feira apontou também uma queda no índice de apoio dos brasileiros aos protestos. Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados são a favor das manifestações, ante 77% em agosto de 2013 e 81% em junho do mesmo ano.

Aqueles que se declararam contra os protestos subiram de 18% em agosto do ano passado para 42%. Especificamente sobre manifestações durante o Mundial, 63% disseram ser contra.


Cerca de mil policiais foram deslocados para acompanhar novo protesto contra a Copa do Mundo em São Paulo, no último sábado Foto: Bruno Santos / Terra
Cerca de mil policiais foram deslocados para acompanhar novo protesto contra a Copa do Mundo em São Paulo, no último sábado
Foto: Bruno Santos / Terra

​Uma manifestação contra a Copa realizada no sábado em São Paulo terminou com sete pessoas feridas e 260 detidas - inclusive jornalistas que trabalhavam na cobertura do protesto. Agências bancárias foram depredadas e houve confronto entre policiais e manifestantes durante o ato, que reuniu cerca de mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar.

A pesquisa Datafolha entrevistou 2.614 pessoas em 161 municípios do País nos dias 19 e 20 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Nenhum comentário: